3.5 out of 5.0 stars
Anotação em 1999: Um filme irlandês abençoadamente bem-humorado, de bem com a vida. Um filme apegado ao coletivo, à alegria em grupo – como algumas das pérolas do cinema italiano e como o recente Ou Tudo ou Nada/The Full Monty, com o qual é comparado na caixinha do vídeo. De babar pela Irlanda, essa terra fascinante.
Todos os atores são excepcionais, esplêndidos, maravilhosos. Os tipos, as figuras que esse diretor cria são todas bem-feitas, bem delineadas, saborosas, gostosas, mas o casal central, Ian Bannen e Fionulla Flanagan, é especialmente abençoado.
O lead já é um encanto – uma voz em off fala do sábado, mais um dia em que os planetas andam como sempre, mas que, em 63 países, é especial por causa da loteria. E temos o casal brilhante, em uma tomada só – ele sentado no sofá da sala diante da TV que anuncia as dezenas da loteria nacional irlandesa, ela sentada à mesa na copa, atrás dele, ele pedindo pra ela trazer o doce e ela dizendo para ele ir pegar; e ele vai cantando as dezenas anunciadas na TV e dizendo que está acertando tudo, até que, na quarta dezena, ela vem pra perto dele, carregando o doce. E ao final ela pergunta: Ganhamos? E ele diz que não, mas pelo menos a fez trazer o doce pra ele.
Um brilho, uma graça, uma pérola. O John Ford de Depois do Vendaval deve ter aplaudido de pé e pedido uma dose tripla de uísque para São Pedro.
Meses depois de ter adorado o filme, vejo que a revista Premiere americana dá quatro estrelas (em cinco) para o lançamento em vídeo.
A Fortuna de Ned/Waking Ned Devine
De Kirk Jones, Irlanda, 1998.
Com Ian Bannen, David Kelly, Fionnula Flanagan, Susan Lynch, James Nesbitt
Roteiro Kirk Jones
Música Shaun Davey
Produção Gruber Brothers Mainstream, Bonaparte Films, The Isle of Man Film Commission, Overseas Filmgroup. Dist Fox Searchlight
Cor, 91 min.
2 Comentários para “A Fortuna de Ned / Waking Ned Devine”