Voando para Casa / Fly Away Home


Nota: ★★★☆

Resenha para a revista Barbara em 1998: Voando para Casa é daqueles filmes para se ver com a família toda – embora, é claro, seja bom de ver também se se está sozinho. Tipo Corcel Negro. Como aquele, este aqui conta a história da amizade entre um adolescente e animais – não por acaso os dois são do mesmo diretor, Carroll Ballard.

Aqui é uma garota de 13 anos, que acaba de sofrer uma perda profunda, sente-se mal em viver com o pai que não via desde que tinha três (Anna Paquin, a extraordinária revelação de O Piano), e reencontra a alegria ao criar um bando de gansos selvagens. O filme é sentimental, não tem vergonha de ser piegas e muitas vezes é previsível – mas é sempre encantador.

A abertura do filme é brilhante, daqueles que definem a qualidade de todo o resto. Mary Tracy Carpenter canta uma balada linda, suave, com letra que, veremos muito mais tarde, no final, é dúbia. Na apresentação, soa como uma música de amor. É só a música, não há nenhum ruído mixado a ela. É noite chuvosa, e num carro uma mãe conversa com a filha; de repente, um acidente – o carro tenta desviar de um caminhão, vai para uma barreira, capota. A cena é mostrada do interior do carro, como se a câmara fosse os olhos de uma das passageiras. Chegam os socorros, bombeiros, ambulância – e a música suave continua, sem qualquer ruído de fora interferindo, um estranhamento, um distanciamento imenso entre imagem e som; termina a apresentação, a música termina, a garotinha está no hospital, ao lado do pai. Ela vai abrindo os olhos, vê o lugar em que está, se admira da presença do pai – e o espectador imediatamente sabe que os dois moram separados. E ela pergunta se a mãe morreu.

Um brilho.

Voando para Casa/Fly Away Home

De Carroll Ballard, EUA, 1996.

Com Jeff Daniels, Anna Paquin, Dana Dalaney,

Roteiro Robert Rodat e Vince McDewin

Baseado na autobiografia de Bill Lishman

Música Mark Isham; canção tema, “10.000 Miles”, por Mark Isham-Mary Tracy Carpenter-John Jennings

Produção Columbia

Cor, 107 min.

6 Comentários para “Voando para Casa / Fly Away Home”

  1. Amei este filme, assisti no disney chanel com minha filha de seis anos e ficamos muito emocionadas, e quero comprar este DVD, mas estou com dificuldades para encontrá-lo.
    Obrigada.

  2. De fato, Maria Augusta, o DVD não está mais disponível nos sites brasileiros de venda mais conhecidos. Está à venda em sites estrangeiros, como o amazom.com, num lançamento da Sony. É uma pena. O que posso sugerir é que você deixe um pedido na sua locadora para que avisem quando eventualmente houver novo lançamento do DVD.

  3. sem dúvida um grande filme, assisti sozinho na minha casa, pelo sbt , canal brasileira, e me apaixonei, parabéns ao direto e aos atores por esse grande sucesso.

  4. Esse filme é muito sessão pipoca. Uma bela pedida para um domingo em família. A canção inicial é extremamente profunda e triste, mudando no final sendo um hino de despedida. Excelente surpresa !!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *