3.0 out of 5.0 stars
Resenha para a revista Barbara em 1998: Voando para Casa é daqueles filmes para se ver com a família toda – embora, é claro, seja bom de ver também se se está sozinho. Tipo Corcel Negro. Como aquele, este aqui conta a história da amizade entre um adolescente e animais – não por acaso os dois são do mesmo diretor, Carroll Ballard.
Aqui é uma garota de 13 anos, que acaba de sofrer uma perda profunda, sente-se mal em viver com o pai que não via desde que tinha três (Anna Paquin, a extraordinária revelação de O Piano), e reencontra a alegria ao criar um bando de gansos selvagens. O filme é sentimental, não tem vergonha de ser piegas e muitas vezes é previsível – mas é sempre encantador.
A abertura do filme é brilhante, daqueles que definem a qualidade de todo o resto. Mary Tracy Carpenter canta uma balada linda, suave, com letra que, veremos muito mais tarde, no final, é dúbia. Na apresentação, soa como uma música de amor. É só a música, não há nenhum ruído mixado a ela. É noite chuvosa, e num carro uma mãe conversa com a filha; de repente, um acidente – o carro tenta desviar de um caminhão, vai para uma barreira, capota. A cena é mostrada do interior do carro, como se a câmara fosse os olhos de uma das passageiras. Chegam os socorros, bombeiros, ambulância – e a música suave continua, sem qualquer ruído de fora interferindo, um estranhamento, um distanciamento imenso entre imagem e som; termina a apresentação, a música termina, a garotinha está no hospital, ao lado do pai. Ela vai abrindo os olhos, vê o lugar em que está, se admira da presença do pai – e o espectador imediatamente sabe que os dois moram separados. E ela pergunta se a mãe morreu.
Um brilho.
Voando para Casa/Fly Away Home
De Carroll Ballard, EUA, 1996.
Com Jeff Daniels, Anna Paquin, Dana Dalaney,
Roteiro Robert Rodat e Vince McDewin
Baseado na autobiografia de Bill Lishman
Música Mark Isham; canção tema, “10.000 Miles”, por Mark Isham-Mary Tracy Carpenter-John Jennings
Produção Columbia
Cor, 107 min.
Amei este filme, assisti no disney chanel com minha filha de seis anos e ficamos muito emocionadas, e quero comprar este DVD, mas estou com dificuldades para encontrá-lo.
Obrigada.
De fato, Maria Augusta, o DVD não está mais disponível nos sites brasileiros de venda mais conhecidos. Está à venda em sites estrangeiros, como o amazom.com, num lançamento da Sony. É uma pena. O que posso sugerir é que você deixe um pedido na sua locadora para que avisem quando eventualmente houver novo lançamento do DVD.
sem dúvida um grande filme, assisti sozinho na minha casa, pelo sbt , canal brasileira, e me apaixonei, parabéns ao direto e aos atores por esse grande sucesso.
tô tentando assistir o vídeo
Esse filme é muito sessão pipoca. Uma bela pedida para um domingo em família. A canção inicial é extremamente profunda e triste, mudando no final sendo um hino de despedida. Excelente surpresa !!