Kolya – Uma Lição de Amor / Kolja


Nota: ★★★★

Anotação em 1997: Uma beleza grande, imensa, uma puta sensibilidade. Conta-se uma bela história de uma criança despertando emoções e generosidade insuspeitadas em um homem maduro de 55 anos; mas conta-se, com ela, junto com ela, atrás dela, ou sobretudo, a história política do subjugado diante do representante do imperialismo.

Do imperialismo seja ele qualquer; é especificamente o checo diante do russo, mas poderia ser qualquer um, o indiano contra o inglês, o brasileiro primeiro contra o inglês e nos últimos quase cem anos contra o americano; para se chegar à conclusão de que os seres humanos são mais importantes do que a política, do que as divisões que a política impõe.

Um filme sensível, brilhante, emocionante. E que domínio de técnica, que estupendo domínio de técnica, que beleza de narrativa.

De uma certa maneira, me ocorre agora, é uma espécie de continuação de A Confissão, do Costa-Gavras, 40 anos depois do fim do stalinismo.

Vejo numa notinha da Premiere americana: o ator que faz o personagem central, o violoncelista checo, é o pai do diretor. E foi ele, o pai, que escreveu o roteiro.

O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1997.

Kolya – Uma lição de Amor/Kolja

De Jan Sverak, República Checa, 1996.

Com Zdenek Sverak, Andrej Chalimon, Libuse Safrankova, Irena Livanova

Roteiro Zdenek Sverak

Baseado em uma idéia (é assim que aparece na apresentação) de Pavel Taussig

Cor, 105 min

Um comentário para “Kolya – Uma Lição de Amor / Kolja”

  1. Do Oscar, o mais interessante, para mim, é a publicidade dos filmes estrangeiros. KOLYA, é realmente uma bela lição de amor e de como fazer cinema sem a pirotecnia americana.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *