A Rocha / The Rock


Nota: ★★★☆

Anotação em 1997: Um filme de ação do qual se consegue gostar e com o qual se consegue ter prazer. A trama é como as do Frederic Forsythe e do John LeCarré, densa, onde a política é o pano de fundo de tudo, com um bando de denúncias sobre os podres de organismos acima da lei como a CIA, o Pentágono, o FBI. O filme funciona bem como uma espécie assim, digamos, de Os Doze Condenados.

É um veículo para o grande Sean Connery. Ele está ótimo como o ex-espião, ex-agente do serviço secreto inglês, que o FBI prendeu para sempre e aniquilou todos os tipos de rastros para que ele nunca mais fosse encontrado por ninguém. Torna-se necessário quando um general de folha corrida longa e preciosa (Ed Harris) se subleva com um grupo de elite, rouba mísseis químicos, instala-se em Alcatraz e ameaça bombardear San Francisco caso suas exigências não sejam atentidas.

As exigências são: que o FBI use uma conta secreta onde guarda dinheiro obtido com a venda clandestina de armas para pagar as famílias de soldados comandados por ele que foram mortos em combate porque as forças armadas não mandaram os reforços pedidos.

O personagem de Sean Connery foi o único prisioneiro que conseguiu fugir de Alcatraz, e por isso pode ajudar uma tropa que tentará invadir a ilha para dominar os revoltosos. O personagem de Nicolas Cage é um funcionário do FBI, um especialista em armas químicas, cuja missão é desativar os mísseis.

A Rocha/The Rock

De Michael Bay, EUA, 1996.

Com Sean Connery, Nicolas Cage, Ed Harris, William Forsythe, David Morse

Música Nick Glennie-Smith e Hans Zimmer

Cor, 136 min

***

Título em Portugal: O Rochedo

Um comentário para “A Rocha / The Rock”

  1. Gostei muito de o ver há já algum tempo e gostava de o rever.
    O Sean Connery estava em grande forma nesta altura e até o Nicolas Cage ainda conseguia fazer qualquer coisita com jeito.
    O Ed Harris esse está sempre bem!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *