As Irmãs / The Sisters


Nota: ★★☆☆

Anotação em 1996: O filme tinha acabado de ser lançado em vídeo no Brasil, num selo chamado Reserva Especial Classic, segundo uma funcionária da 2001, que o classificou como “Arte”. Eu nunca tinha ouvido falar; pelo que mostra o Cinemania, não chegou a ser um propriamente um clássico, nem arte.

Tem produção cuidada, sim, e dois dos maiores astros da época reunidos – Bette Davis e Erroll Flynn. É a história de três irmãs de uma pequena cidade de Montana, entre 1904 e 1908, e suas vidas amorosas. Bette Davis faz a mais velha e que tem mais problemas na vida, ao se casar com jornalista de San Francisco que bebe mais do que trabalha. As duas outras atrizes que fazem as irmãs mais novas nunca tiveram grande sucesso, embora sejam bonitas e estejam bem dirigidas – Anita Louise e Jane Bryan.

É um grande melodramão, com muito sofrimento, passando até pelo terremoto de San Francisco, e com narrativa bem acadêmica, pesadona, previsível. Muito datado, com história que não leva propriamente a grandes coisas, a qualquer conclusão, mas interessante de se ver, sim.

Maltin mata a resenha em uma frase: ” Davis, Louise e Bryant são irmãs cujos problemas conjugais são traçados neste filme pródigo; Bette tem os piores problemas, é claro, com o marido não confiável (Flynn) na San Francisco de 1905″.

As Irmãs/The Sisters

De Anatole Litvak, EUA, 1938.

Com Errol Flynn, Bette Davis, Anita Louise, Ian Hunter, Donald Crisp, Beulah Bondi, Jane Bryan, Lee Patrick, Mayo Methot, Laura Hope Crews, Dick Foran, Henry Travers, Patric Knowles, Alan Hale.

Roteiro Milton Krims

Baseado em romance de Myron Brinig

Música Max Steiner

P&B, 99 min.

Um comentário para “As Irmãs / The Sisters”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *