Daens – Um Grito de Justiça / Daens


Nota: ★★★☆

Anotação em 1995: Belo filme, pesado e triste como a miséria, com narrativa bem tradicional, mas tudo funcionando bem. Foi indicado para o Oscar de filme estrangeiro (perdeu para Indochina, de Régis Wargnier), apesar de ser deliciosamente fora de época, remando contra os ventos liberais (em termos econômicos, não sociais ou comportamentais) pós-queda do muro e fim do comunismo.

Lembra bastante, pelo tema, o velho Os Companheiros, de Mario Monicelli. É sobre a miséria dos operários da indústria têxtil da Bélgica no final do século XIX, e a luta para tornar sua existência mais digna.

Foi o terceiro filme dirigido pelo pelo belga Stijn Coninx, nascido em 1957, e além da indicação ao Oscar, levou uma menção honrosa no festival de Veneza. O ator principal, Jan Decleir, esteve também em A Excêntrica Família de Antônia, uma co-produção Holanda-Bélgica-Inglaterra.

Daens – Um Grito de Justiça/Daens

de Stijn Coninx, Bélgica-França-Holanda, 1992.

Com Jan Decleir, Gerard Desarthe, Antje de Boeck, Michael Pas

Roteiro François Chevallier e Stijn Coninx

Música Dirk Brosse

Cor, 128 min

3 Comentários para “Daens – Um Grito de Justiça / Daens”

  1. Um filme muito bom.Maravilhoso.Como dizes, Sergio,perdeu o Oscar para “Indochina”,mas perdeu para um filme mais maravilhoso ainda.
    De fato,é um filme pesado,triste e tbm que causa muita revolta pela forma como aquelas mulheres e crianças,principalmente,eram tra
    tadas.Tôda aquela tirania,violencia,humilha-
    ção,aquele abuso de autoridade. Aquele trabalho escravo,o maldito poder do forte sôbre o fraco.O abuso do tabalho (criminoso)infantil.Trabalhar 16 horas por dia e recebr nada.Não havia condições humanas nenhuma para trabalhar;meu Deus,nem vasos sanitários havia,meu Deus !!
    E,o pior de tudo isso,é saber que a Igreja
    foi conivente com tudo.Como pôde,a Igreja,se
    calar perante tudo aquilo ????? E,ainda foi contra o padre que lutava pelos oprimidos.
    Quanta desumanidade !! É muito revoltante mesmo. Por que, um filme deste quilate,não passa nas TVs (aberta e fechada)?? E, tanta porcaria está no ar…
    Um grande filme,maravilhoso. Assisti online.
    Um abraço, Sergio !!!

  2. Esse filme é realmente muito bom!!
    Mostra a situaçao da época de uma forma bem forte e dramatica.
    É um filme que eu recomendo!! Assistam!!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *