Sua Esposa e o Mundo / State of the Union


Nota: ★★★½

Anotação em 1989, com complemento em 2008:  No seu maniqueísmo sentimental e bem intencionado, Frank Capra mostra – me pareceu, vendo pela primeira vez este filme, em 1989 – que, mais do que entre bons e maus, o mundo pode ser dividido entre crentes e cínicos. Deve ser bom ser crente. Tenho medo do cinismo, de ser contagiado por ele, na falta de uma crença.

Que casal fantástico deve ter sido Spencer Tracy-Katharine Hepburn. E que horror aquela biografia dela (Uma Mulher Fabulosa, de Anne Edwards), tão factual e tão pouco verdadeira, que não vai fundo no longo relacionamento do casal que jamais foi casado, porque Spencer Tracy não quis se divorciar da esposa.

Neste filme aqui, Tracy faz o magnata da indústria aeronáutica que é persuadido pela amante, dona de um jornal (Angela Lansbury) a concorrer à indicação do Partido Republicano para concorrer à presidência dos Estados Unidos. Ele está na verdade separado da mulher (Katharine, claro), mas os estrategistas da campanha fazem com que ela participe da campanha junto com ele, mantendo as aparências de que o casal vive às mil maravilhas. Para conquistar votos, o magnata vai abrindo mão de seus princípios.

Não é um dos melhores filmes de Frank Capra – mas mesmo assim é um filmaço.

A peça na qual o filme se baseia ganhou um Pulitzer.

Vejo no IMDB que o título que o filme recebeu no Brasil é a tradução do que ele teve para exibição na Inglaterra – The World and His Wife.

Sua Esposa e o Mundo/State of the Union

De Frank Capra, EUA, 1948.

Com Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Van Johnson, Angela Lansbury, Adolphe Menjou

Roteiro Anthony Veiller e Myles Connolly

Baseado na peça de Howard Lindsay e Russell Crouse

Música Victor Young

Produção Liberty Films, distribuição MGM

P&B, 124 min.

Um comentário para “Sua Esposa e o Mundo / State of the Union”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *