Os Mensageiros / The Messengers


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2009: Não é um filme bom, de forma alguma, este aqui. Mas consegue ser bem aterrorizante, especialmente na primeira metade. E, afinal, de um filme de terror, espera-se é isso mesmo, certo?

Eu tinha ouvido falar, é claro, da onda de filmes de terror que têm sido feitos na Ásia, e que os irmãos Pang, chineses de Hong Kong, são nomes importantes dessa onda, e por isso resolvi ver. Para quem é maluco por filmes, não chega a ser uma total perda de tempo. Para quem gosta de terror (e muita gente gosta), não é uma má pedida.

OK: é a mesma velha história de sempre – uma casa abandonada no campo, uma família da cidade que se muda para lá, e aí o terror ataca.

Há um pequeno diferencial do padrão normal do terror na abertura deste filme aqui – aparentemente o primeiro dos irmãos Pang produzido na América e falado em inglês. Ele começa em preto-e-branco, com uma seqüência extremamente bem feita de uma mãe, uma irmã e um garotinho sendo perseguidos (não sabemos se por fantasmas, se por uma entidade sobrenatural, o que for) dentro de sua casa.

Corta, passa para cor, temos a apresentação, os créditos iniciais, e uma família chegando de carro à casa de fazenda no meio do nada, que depois saberemos ser na Dakota do Norte.

A seqüência inicial é de fato muito bem feita, e bem assustadora, talvez exatamente porque não tem nada de explícito: não sabemos o que ou quem está atrás da família; os tais irmãos Pang sabem usar com maestria a montagem, os cortes – não mostram o atacante, concentram-se apenas nos atacados.

amensageirosBem, temos então que a família está chegando da cidade grande (saíram de Chicago, saberemos mais tarde) para tentar a vida no campo. A família é o pai, Roy (Dylan McDermott, fraquinho como em outros filmes que já vi com ele), a mãe, Denise (Penelope Ann Miller, que já vi atuar bem melhor do que aqui), a filha adolescente, Jess (Kristen Stewart, mal dirigidinha, tadinha), e o filho de três anos, Ben (interpretado, parece, por dois irmãos gêmeos, Evan e Theodore Turner). Vemos de cara que a garota Jess fez uma grande besteira em Chicago (qual é, só saberemos bem para o fim do filme), e está sendo mantida sob rédeas curtas pelo pai.

Em geral, os filmes de terror dos últimos tempos começam calmos, tranqüilos, sem sustos – os sustos só vão começar um pouco mais tarde. Neste aqui, não: já tivemos os sustos antes mesmo da apresentação, e teremos sustos logo após a chegada da intranqüila família à casa de fazenda perdida no meio do nada. Assim que a família entra na casa, a câmara mostrará no chão, perto da porta que leva ao porão, as marcas de unha deixadas pela filha adolescente ao ser carregada pelo ser-que-não-sabemos-quem-é, no prefácio da ação.

Desde o início da ação, portanto, o espectador sabe que a casa é assombrada – só não sabe por quem, ou por que tipo de fantasma ou entidade qualquer.

Mas os sustos são de fato assustadores. Os irmãos chineses sabem usar muito bem o som, os ruídos, os efeitos sonoros em alto volume, quando passam rapidissimamente pela tela, sem serem inteiramente percebidos pelos habitantes da casa, os fantasmas, ou seja lá o que for.

E os fantasmas, ou seja lá o que for, têm neste filme aqui um ritmo um tanto diferenciado, também. Em geral, as narrativas de terror são em escalada – começam suavemente, como eu disse, e aí vão subindo, subindo, subindo. Aqui, não: os sustos aparecem, depois desaparecem; aparecem de novo, depois desaparecem. O primeiro a ver os fantasmas, ou seja lá o que for, é o garotinho Ben; depois a adolescente Jess passa a vê-los. Já os pais, nada, é claro.

Minha conclusão é a seguinte: se tiverem uma boa história, esses chinas podem matar o espectador de pavor. E, ó: mesmo com este filme aqui, que não é bom, eles devem ter deixado com inveja o diretor M. Night Shyamalan.

E a garotinha Kristen Stewart, nascida em 1990 (!!!), de cuja cara eu me lembrava, fez a jovem cantora hippie em Na Natureza Selvagem/Into the Wild, o belo filme de Sean Penn. Tem trabalhado feito uma condenada, feito um Daniel Auteil, feito um Steven Soderbergh: o iMDB lista 14 filmes com ela entre 2007 e 2009, contando com os que estavam em pré-produção neste início de 2009. 

Os Mensageiros/The Messengers

De Oxige Pang Chun e Danny Pang, EUA-Canadá, 2007

Com Kristen Stewart, Dylan McDermott, Penelope Ann Miller, John Corbett

Roteiro Mark Wheaton

Baseado em história de Todd Farmer

Produção Scarecrow, distribuição Columbia.

Cor e P&B, 90 min.

**

3 Comentários para “Os Mensageiros / The Messengers”

  1. Eu já vi sim, alguns filmes de terror feitos na Ásia muito bons mesmo. Este aqui não é o caso, é bem fraquinho.
    Além do susto (e que…)da sequência inicial que voce cita , outra cena angustiante é aquela onde a Jess está com o menino no colo de costas “para o perigo”. A sequência mexe com os nervos
    Uma situação que sempre me deixa muito irritado, é quando uma pessôa diz ter visto algo assustador e a outra pessôa em vez de “checar”, acreditar , conferir , prefere dizer que ela está tensa , nervosa , coisas assim. Isso é muito chato e enervante.
    Aqui no filme, não foi o caso mas, o final quando isso acontece, nem sempre é bom.
    “Na Natureza Selvagem” ainda não vi. Gostei muito da Kristen em “Corações Perdidos” com os GRANDES James Gandolfini e Melissa Leo.
    Aqui ela está bem fraquinha igual ao filme.
    Um abraço !!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *