Impacto / Impact


Nota: ★★★½

 

Anotação em 2006, com complemento em 2008: Interessantíssimo filme noir sobre industrial milionário (Brian Donlevy) que escapa da tentativa de assassinato planejada pela mulher e o amante dela, foge incógnito para uma pequena cidade e descobre, finalmente, os prazeres das coisas simples e do amor.

Leonard Maltin dá 3 estrelas (em 4) e mata o filme em uma sinopse mais curta que a minha acima: “A mulher do boa-praça Donlevy o trai. Ela e seu amante planejam matá-lo… mas há complicações. Drama inteligente e interessante que fará você tentar imaginar o que vem a seguir”.

Um leitor do iMDB foi bem mais prolifico e detalhista. Diz ele: “Mulher infiel de industrial gênio de San Francisco Walter Williams e seu amante planejam matar o marido dela, mas Williams sobrevive ao ataque e o amante, que dirigia o carro de Williams, é queimado de tal maneira que o corpo não pode ser reconhecido. Tonto, Williams sobe numa van que o leva à idílica cidade de Larkspur, Idaho, onde os jornais falam de sua morte. Enquanto se recupera e planeja um eventual retorno e vingança, Williams se apaixona por Marsha, dona de uma oficina mecânica de carros.”

Essa personagem Marsha, a mulher do interior que mostra ao milionário da cidade grande um mundo que ele desconhecia totalmente, é interpretado por Ella Raines (foto acima), uma atriz interessante, belíssima, cuja carreira durou poucos anos – nascida em 1920, ela fez filmes apenas entre 1943 e 1957. Seu primeiro filme foi com Howard Hawks, Corvetas em Ação/Corvette K-225. Eu a vi em um outro bom filme noir, A Dama Fantasma/Phantom Lady, de Robert Siodmak, de 1944. Trabalhou ao lado de atores importantes, como John Wayne, Burt Lancaster, George Raft; chegou a ser a atriz principal de uma série de TV nos anos 50 e tentou a carreira de cantora, mas aposentou-se em 1957, quando tinha apenas 37 anos.  Morreu em 1988, aos 68 anos. 

Impacto/Impact

De Arthur Lubin, EUA, 1949

Com Brian Donlevy, Ella Raines, Charles Coburn, Helen Walker

Roteiro Dorothy Davenport (com o nome de Dorothy Reid) e Jay Dratler

Baseado em história de Jay Dratler

Fotografia Ernest Laszlo

Produção Cardinal Picturaes

P&B, 111 min

3 Comentários para “Impacto / Impact”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *