A Armação / Gingerbread Man


Nota: ★★½☆

 

Anotação em 2006, com complemento em 2008: Eis aí um Robert Altman pouco conhecido e badalado, baseado em história escrita por John Grisham diretamente para o cinema.

E é um bom filme, com belo elenco e uma boa trama. É engraçado ver o shakespeariano e inglês Kenneth Branagh falando como um americano sulista, mas ele se dá muito bem como o advogado bem sucedido profissionalmente mas cheio de problemas com a ex-mulher e que cai sem perceber na teia lançada diante dela por uma mulher bela, sedutora e aparentemente frágil.

O diretor de fotografia é o chinês Changwei Gu, de Adeus, Minha Concubina, e seu trabalho é magnífico; ele foi também ajudado pelas belas paisagens de Savannah e as regiões pantanosas que a cercam.

John Grisham escreveu o roteiro pouco antes do extraodinário sucesso de seu livro A Firma e do filme baseado nele, de 1993. Quando este filme aqui foi finalmente lançado, em 1998, John Grisham já era freqüentador assíduo do topo da lista dos livros mais vendidos nos Estados Unidos. A demora no lançamento se deveu ao fato de que houve muita briga entre Altman e a PolyGram, que produziu o filme; os produtores chegaram a remontar o filme, mas finalmente desistiram e ficou valendo a versão do próprio Altman.

 A Armação/Gingerbread Man

De Robert Altman, EUA, 1998.

Com Kenneth Branagh, Embeth Davidtz, Robert Downey Jr, Daryl Hannah, Tom Berenger, Robert Duvall

Roteiro Clyde Hayes

Baseado em história John Grisham

Música Mark Isham

Fotografia Changwei Gu

Cor, 114 min.

2 Comentários para “A Armação / Gingerbread Man”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *