A Armação / Gingerbread Man


Nota: ★★½☆

 

Anotação em 2006, com complemento em 2008: Eis aí um Robert Altman pouco conhecido e badalado, baseado em história escrita por John Grisham diretamente para o cinema.

E é um bom filme, com belo elenco e uma boa trama. É engraçado ver o shakespeariano e inglês Kenneth Branagh falando como um americano sulista, mas ele se dá muito bem como o advogado bem sucedido profissionalmente mas cheio de problemas com a ex-mulher e que cai sem perceber na teia lançada diante dela por uma mulher bela, sedutora e aparentemente frágil.

O diretor de fotografia é o chinês Changwei Gu, de Adeus, Minha Concubina, e seu trabalho é magnífico; ele foi também ajudado pelas belas paisagens de Savannah e as regiões pantanosas que a cercam.

John Grisham escreveu o roteiro pouco antes do extraodinário sucesso de seu livro A Firma e do filme baseado nele, de 1993. Quando este filme aqui foi finalmente lançado, em 1998, John Grisham já era freqüentador assíduo do topo da lista dos livros mais vendidos nos Estados Unidos. A demora no lançamento se deveu ao fato de que houve muita briga entre Altman e a PolyGram, que produziu o filme; os produtores chegaram a remontar o filme, mas finalmente desistiram e ficou valendo a versão do próprio Altman.

 A Armação/Gingerbread Man

De Robert Altman, EUA, 1998.

Com Kenneth Branagh, Embeth Davidtz, Robert Downey Jr, Daryl Hannah, Tom Berenger, Robert Duvall

Roteiro Clyde Hayes

Baseado em história John Grisham

Música Mark Isham

Fotografia Changwei Gu

Cor, 114 min.

2 Trackbacks

  1. Por 50 Anos de Filmes » O Veredito / The Verdict em 21 outubro 2010 às 2:01 pm

    […] É um tema caríssimo ao cinema de uma maneira geral, mas em especial do cinema americano: o homem que luta só, ou quase só, contra um poder gigantesco, goliático, ciclópico. É a base do western, o mais americano de todos os gêneros. É o tema de alguns dos maiores clássicos do cinema, de Matar ou Morrer/High Noon, ou Os Brutos Também Amam/Shane, às maiores obras de Frank Capra, A Mulher Faz o Homem/Mr. Smith Goes to Washington em especial. Ou de novos clássicos, filmes mais recentes como, por exemplo, Os Intocáveis, de Brian De Palma, ou Julgamento Final/Class Action, de Michael Apted, ou A Qualquer Preço/A Civil Action, de Steve Zaillian, ou Silkwood, de Mike Nichols, ou Terra Fria/North Country, de Niki Caro, ou Erin Brockovich, de Steven Soderbergh. Ou de qualquer livro do autor mais americano que pode haver, John Grisham. […]

  2. Por 50 Anos de Filmes » Três Mulheres / 3 Women em 28 Março 2016 às 5:17 pm

    […] A Armação/Gingerbred Man (1998), […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*