Ele Disse, Ela Disse / He Said, She Said


Nota: ★★★☆

Anotação em 2001: Gostei desta comedinha romântica, que vem no mesmo filão onde Rob Reiner e Nora Ephron beberam nos anos 80 e 90. É mais um filme descompromissado com personagens jornalistas, falando um pouco de jornalismo, seguindo uma tradição antiquíssima no cinema americano.

Tem a curiosidade de apresentar uma Sharon Stone no início da fama, antes de estourar com Instinto Selvagem, e também, fazendo uma ponta, um ator que depois teria papéis importantes, Anthony LaPaglia. Pensar, hoje, que alguém trocaria a Sharon Stone pela Elizabeth Perkins deve parecer um sacrilégio para 99% dos homens.

E que atriz fantástica é essa Elizabeth Perkins – embora nunca tenha emplacado como uma das grandes de sua geração. 

Mas, sobretudo, o filme tem uma estrutura narrativa muitíssimo interessante (abusa dos flashbacks, é verdade), que mostra a realidade sob os pontos de vista diferentes dos personagens centrais, à la Quarteto de Alexandria, os livros de Lawrence Durell, e Confissões de um Homem Casado/de uma Mulher Casada, os dois filmes complementares de André Cayatte do início dos anos 60.

Além disso, tem o detalhe muito interessante de ter sido dirigido por uma dupla, casal, homem-mulher. É decepcionante perceber que, apesar do talento, a dupla não teria sucesso depois.

Fui conferir o nome dos diretores no Cinemania e só então percebi o óbvio, que deveria ter percebido na hora: a primeira metade do filme – a visão do personagem de Kevin Bacon – foi dirigida pelo homem, e a segunda metade – a visão do personagem de Elizabeth Perkins – foi dirigida pela mulher. Mas o coitado do Maltin não gostou nada do filme. Às vezes ele não percebe as coisas que estão um palmo à frente do nariz dele. 

Ele Disse, Ela Disse/He Said, She Said

De Ken Kwapis e Marisa Silver, EUA, 1991.

Com Kevin Bacon, Elizabeth Perkins, Sharon Stone, Anthony LaPaglia

Roteiro Brian Hohlfeld

Produção Paramount

Cor, 115 min.

***

3 Comentários para “Ele Disse, Ela Disse / He Said, She Said”

  1. Pois é, Sérgio, eu estava louca p rever esse filme, acho q vi na TV, nos antigamente, como diria vc, mas não encontro em DVD de maneira alguma. Vc tem idéia aqui no Rio onde posso encontrá-lo. Lembro q é muito gracinha, os dois dando cada um sua versão do q aconteceu entre eles, no início do relacionamento e depois qdo brigam, mas não lembro como termina. Mas não me conta não, nada de spoiler, não perco a esperança, quem sabe um dia passa na TV a cabo!
    Guenia Bunnchaft
    http://www.sospesquisaerorschach.com.br

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *