Cidade Cativa / The Captive City

Nota: ★★½☆

Anotação em 1999: O filme é baseado em fatos reais. Na apresentação se diz que um determinado senador trabalha no filme, fazendo o seu próprio papel. Ele aparece no final do filme, fazendo um discurso contra o crime organizado e incitando os cidadãos a não permitirem sua existência; dirigiu, parece, um comitê do Senado sobre crime organizado.

No caso, é uma máfia que controla o jogo em uma pequena cidade – e a partir daí vai subornando a polícia e os políticos locais. Uma coisa que hoje parece até meio inocente. Um bom filme; como todos os do Robert Wise dessa fase, nos anos 50 (e vi vários, graças a um festival Wise do Telecine 5), uma grande fotografia em P&B.

No guia de Steven H. Scheuer, há elogios: “Um corajoso editor de jornal e sua mulher são ameaçados quando tentam expor um sindicato do crime. Um melodrama sobre crime inteligente, cheio de suspense”.  

Cidade Cativa/The Captive City

De Robert Wise, EUA, 1952.

Com John Forsythe, Joan Camden, Harold J. Kennedy

Roteiro Karl Kambe

P&B, 91 min.

2 Trackbacks

  1. Por 50 Anos de Filmes » Quando nasceram as estrelas em 31 maio 2011 às 11:29 pm

    […] Wise: Terrível Suspeita/The House on Telegraph Hill (1951); Cidade Cativa/Captive City (1952); Quero Viver!/I Want to Live! (1958); Homens em Fúria/Odds Against Tomorrow (1959); A […]

  2. […] (John Forsythe) é um pintor; pinta um monte de quadros, que dá para a sra. Wiggs (Mildred Dunnock) vender em seu […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*