Sob a Sombra do Mal / Bad Influence


Nota: ★★☆☆

Anotação em 1998: O filme é, basicamente, sobre o encontro de um yuppie (credo, como o James Spader fez papéis de yuppie na vida) com um gênio do mal, uma espécie do anjo do Teorema dedicado ao mal (Rob Lowe), que incentiva no primeiro a liberação de todo tipo de agressividade.

Não anotei sobre este filme antes, mas já tinha visto, seguramente zapeando pela TV a cabo mesmo. Estava zapeando de novo quando vi uma tomada, ainda na apresentação, que me chamou a atenção; fiquei e me assustei ao ver que o diretor era o Curtis Hanson, que eu só identificava por A Mão Que Balança o Berço e agora, no ano passado, pelo belo L.A. Confidential.

Me pareceu, desta segunda vez, cheio de furos que nem um queijo suíço. Não sabemos por que essa figura vai dar na vida do yuppie, quais são suas motivações, por que ele é tão perfeito (sabe de tudo sobre o outro, vê tudo, antecipa tudo). Tudo é obscuro, não resolvido e não explicado – ao contrário de Mão Que Balança, e bem mais próximo de L.A. Confidential no clima noir.

Para justificar a afirmação de que James Spader fez muitos papéis de yuppie: Presente de Grego/Baby Boom, em que concorre ferozmente com o personagem de Diane Keaton; Lobo, de Mike Nichols, em que concorre ferozmente com o personagem de Jack Nicholson.

Para registrar: Curtis Hanson estreou na direção em 1973, com um filme chamado Sweet Kill; em 1983 fez Losin’ It, com Tom Cruise; em 1987 fez Uma Janela Suspeita; este Bad Influence vem a seguir, em 1990; depois é A Mão Que Balança o Berço, em 1992, e River Wild, com Meryl Streep, em 1994, antes de L.A. Confidential, que é de 1997.

Sob a Sombra do Mal/Bad Influence

De Curtis Hanson, EUA, 1990.

Com James Spader, Rob Lowe, Lisa Zane, Marcia Cross

Argumento e roteiro David Koep

Música Trevor Jones

Cor, 99 min.

3 Comentários para “Sob a Sombra do Mal / Bad Influence”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *