Um Dia Para Relembrar / Two Bits


Nota: ★★★☆

Anotação em 1997: Um filme sensível, bonito, simples, despretensioso. Capricha demais na direção de arte, na cenografia, na reconstituição de época – a ação se passa na Filadélfia, em 1933, na profundeza da Grande Depressão. Os atores estão todos estupidamente bem, até os pontas, os figurantes.

A história mais parece um pequeno conto do que um romance. É um dia na vida de um garoto de uns 12 anos (Jerry Barone, uma descoberta), que vive em uma casa humilde com a mãe viúva (a sempre correta Mary Elizabeth Mastrantonio) e o avó cardíaco (Al Pacino, maquilado para parecer bem mais velho do que é), um italiano que imigrou para a América aos 17 anos de idade.

Assim, é mais um dos incontáveis filmes sobre o rito de passagem da infância para a adolescência. Mas é dos bons. No dia da ação, vai ser inaugurado um novo cinema na cidade, o La Paloma, e até as 18 horas a entrada custa 25 cents, a quarter, ou two bits do título original. A quarter é o que o avó carrega sempre, dizendo que será a herança do garoto quando ele morrer. Ao longo do dia, o garoto procura de diversas formas arranjar o dinheiro suficiente para ir ao cinema. Vê o corpo da mulher do médico da vizinhança, que se enforcou. E, no começo da noite, o avó morre.

O diretor Foley fez em 1992 Glengary Glen Ross, adaptação de David Mamet para sua peça premiada com o Pulitzer sobre a competição desenfreada e insana dentro de uma empresa de venda de imóveis; naquele filme, trabalhou com um bando de excelentes atores, o próprio Pacino, mais Jack Lemmon, Ed Harris, Kevin Spacey, Alan Arkin. É, portanto, recorrente no uso de bons atores – e também em assuntos que abordam as mazelas do capitalismo. Bom. Bem bom.

Um Dia Para Relembrar/Two Bits

De James Foley, EUA,1995.

Com Jerry Barone, Al Pacino, Mary Elizabeth Mastrantonio

Roteiro Joseph Stefano

Música Carter Burwell

Narração Alec Baldwin

Fotografia Juan Ruiz Anchia

Cor, 85 min.

Um Trackback

  1. […] James Foley é uma figura bem interessante. Fez apenas dez filmes, ao longo de 26 anos, e passou por diversos gêneros, desde comédia musical com Madonna, Quem é Essa Garota/Who’s that Girl, até o seriíssimo O Sucesso a Qualquer Preço, de drama sobre racismo baseado em obra de John Grisham, O Segredo/The Chamber, até uma história sobre relações familiares durante a Grande Depressão, Um Dia para Relembrar/Two Bits. […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*