Esta Noite É Minha / Les Belles de Nuit


Nota: ★★★☆

Anotação em 1996: 

Anotação em 1996: Este filme de René Clair de 1952 atrai mais pelo valor histórico, mas tem seus encantos, sem dúvida: belos cenários bem fake, décadas antes de Fellini e O Fundo do Coração/One From the Heart do Coppola.

Dou a sinopse do Cinéguide, sempre um primor de síntese: “Os sonhos de um jovem o transportam por diferentes épocas, em companhia de diversas beldades”. O jovem é interpretado pelo belo Gérard Philipe, e entre as beldades estão Martine Carol e a jovem Gina Lolobrigida.  

abelles2As trapalhadas em que o jovem músico de província se mete indo ao passado cada vez mais distante são de alguma maneira tias do Monty Python e da série De Volta Para o Futuro. Os ruídos da civilização (britadeira, buzina, aspirador de pó) que importunam o personagem são seguramente primos mais velhos das sátiras de Jacques Tati à modernidade (As Férias de M. Hulot é do ano seguinte, 1953).

A consciência final de que a felicidade está aqui e agora, na casa ao lado onde mora a bela filha do dono de oficina, é mãe dos belos filmes de Philippe de Broca que dizem exatamente isso (O Magnífico/Le Magnifique, de 1973, e aquele outro com Jean-Pierre Cassel e a jovenzíssima Catherine Deneuve, O Irresistível Gozador/Un Monsieur de Compagnie, de 1964). O musical, o posto de gasolina/oficina são pais dos Guarda-Chuvas do Amor de Jacques Demy, também de 1964.

Esta Noite é Minha/Les Belles de Nuit

De René Clair, França, 1952.

Com Gérard Phillipe, Gina Lollobrigida, Martine Carol, Magali Vendeuil, Paolo Stoppa, Raymond Bussières, Bernard Lajarrige, Raymond Cordy, Jean Parédès

P&B, 87 min.

 

2 Comentários para “Esta Noite É Minha / Les Belles de Nuit”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *