2.5 out of 5.0 stars
Anotação em 2008: Baseado em história real e realizado por pessoas próximas a quem a viveu, este é um bom filme independente, despretensioso e correto.
É a história de uma família que mantém há mais de 60 anos um negócio aberto pelo pai do pai do dono atual – um criadouro de lagostas no Brooklyn – e está ameaçada de perdê-lo pelo poder dos bancos do capitalismo moderno. (Era bem antes da crise global de 2008). É mais uma das clássicos relatos do cinema americano da família trabalhadora lutando sozinha, como um David, contra o Golias da Grande Corporação, do Grande Capital.
Boas atuações de atores com cara de gente – dos quais eu só conhecia o velho e bom Danny Aiello -, e não de astros de cinema ou modelos.
Enquanto o atual dono do negócio – o papel exatamente de Danny Aiello – luta para mantê-lo aberto, o filme vai mostrando os conflitos internos de sua família: a mulher que está cansada daquilo tudo, os filhos que gostariam de ajudar mas não têm muito como.
O diretor Martin Scorsese aceitou dar seu aval ao filme; na capa do DVD vem a informação “Martin Scorsese apresenta” – embora ele não tenha nenhum tipo de participação na produção do filme.
Uma História do Brooklyn/Brooklyn Lobster
De Kevin Jordan, EUA, 2005.
Com Danny Aiello, Jane Curtin, Daniel Sauli, Marisa Ryan
Roteiro Kevin Jordan
Produção Red Claw
Cor, 94 min.
**1/2
Um comentário para “Uma História do Brooklyn / Brooklyn Lobster”