Mulheres – Amizades Simples, Vidas Complicadas / Elles


Nota: ★★★☆

 Anotação em 2009: Um gostoso, agradável, sensível filme sobre cinco mulheres na faixa dos 40 e tantos anos, seus amores, seus desejos, suas dúvidas, suas alegrias, seus dramas. O elenco é extraordinário – e é fascinante como o filme é absolutamente pan-europeu, internacional.

A começar do elenco, que reúne uma espanhola, Carmen Maura, duas francesas, Miou-Miou e Guesh Patti, uma suíça, Marthe Keller, uma americana, Marisa Berenson, e um português, Joaquim de Almeida. O diretor e co-roteirista Luís Galvão Teles é português, o dinheiro que ele recolheu para fazer seu filme veio de seis países diferentes – Bélgica, França, Luxemburgo, Portugal, Espanha e Suíça.

 Não se diz explicitamente em que se cidade a ação se passa; parece ser uma cidade francesa, já que todos vindos de diferentes pontos de Babel falam em francês – mas a cidade que vemos na tela é indiscutivelmente Lisboa. Há diversas tomadas, por exemplo, do Elevador da Bica, com seu bondinho, algo que não existe em nenhum outro lugar do mundo. Então temos uma obra filmada em Lisboa (os interiores foram rodados em Luxemburgo) mas passada em alguma cidade francesa – uma delícia.

Carmen Maura faz o papel de Linda, uma experiente e respeitada repórter e apresentadora de TV, que dedica boa parte de seu tempo e energia procurando fazer um programa perfeito sobre o que as mulheres quarentonas desejam. Linda tem um namorado firme, Gigi (Joaquim de Almeida), por quem está apaixonada, mas um costume arraigado de não acordar ao lado de homem a faz expulsá-lo de sua casa todas as noites às 3 da madrugada. Em parte porque fica de saco cheio disso, Gigi, ele próprio diretor de novelas de TV, terá um caso com uma atriz bem mais jovem. 

Entre as amigas de Linda há Eva (o papel de Miou-Miou), uma professora universitária viúva, mãe de um garoto de uns sete anos, que está sendo paquerada por um de seus alunos, Luís (Morgan Perez). Vai resistir, preocupada com os 25 anos de diferença – mas não muito. 

Luís, por sua vez, é filho de uma amiga da professora Eva – Barbara (o papel de Marthe Keller). Barbara está separada do marido Edgar (Didier Flamand) já há algum tempo, mas ainda o ama; é mãe também de uma garota de uns 18, 20 anos, Ines (Marie Guillard). É uma mulher tensa, angustiada, hipocondríaca.

O que Barbara tem de angústia, outra amiga do grupo, Branca (Guesch Patti), tem de safadeza, gosto pelos prazeres materiais, em especial os sexuais. Ela é atriz de teatro, e, durante um ensaio, está dando para o ator com quem contracena quando é flagrada pela filha, Rita, uma adolescente desajustada, problemática que, veremos mais tarde, está com um envolvimento pesado com drogas.

A quinta mulher do grupo é Chloé (Marisa Berenson), que já foi viciada em heroína mas conseguiu se livrar; tem um instituto de beleza, é expert em maquiagem, e as amigas e o espectador só vão saber de sua preferência sexual lá pela segunda metade do filme.

É um belo mosaico de personagens, há boas situações – algumas dramáticas, outras engraçadas, divertidas. O filme tem um visual fascinante – as belas paisagens de Lisboa brilham o tempo todo – e é extremamente valorizado pelas ótimas atrizes. Gostei especialmente de rever Marthe Keller, uma atriz que mereceria ter tido mais bons papéis e bons filmes na vida; lembro bem dela no belíssimo Toda uma Vida/Toute une Vie, um dos melhores filmes de Lelouch, de 1974, e em Um Momento, Uma Vida/Bobby Deerfield, em que ela está ao lado de Al Pacino, dirigidos por Sydney Pollack, em 1977. 

 Este filme aqui dá vontade de conhecer outras obras desse bom cineasta português, Luís Galvão Teles.

 Vejo no Videobook, uma preciosa fonte de consulta, que o filme chegou a ser lançado no Brasil em vídeo, o velho VHS, pela Cult Filmes, com o título Elas – a tradução literal do original francês.

Mulheres – Amizades Simples, Vidas Complicadas / Elles

De Luís Galvão Teles, Bélgica-França-Luxemburgo-Portugal-Espanha-Suiça, 1997.

Com Carmen Maura, Miou Miou, Marthe Keller, Marisa Berenson, Guesch Patti, Joaquim de Almeida

Roteiro Luís Galvão Teles e Don Bohlinger

Baseado em história de Luís Galvão Teles

Música Alejandro Massó

Produção Artémis Productions

Cor, 115 min.

***

3 Comentários para “Mulheres – Amizades Simples, Vidas Complicadas / Elles”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *