Vingança Tardia / Five Corners


Nota: ½☆☆☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Este filme tem três grandes atores – e, por coincidência, os três também iriam mais tarde dirigir. Tim Robbins, Jodie Foster e John Turturro são grandes talentos, dos maiores do cinema americano na segunda metade do século XX.

E, no entanto, o filme é uma gigantesca merda. Deve, seguramente, ser o pior filme na carreira de cada um deles.

A ação se concentra em um único dia, em 1964, num trechinho do Bronx chamado de Five Corners. Jodie Foster, então com 26 anos, 16 de carreira, faz uma jovem que é perseguida por um estuprador que acaba de sair da prisão, e no passado já havia tentado estuprá-la – o personagem de John Turturro, então com 31 anos, oito de carreira. Com medo, ela pede a ajuda do ex-namorado, sujeito fortão que era temido na vizinha (o papel de Tim Robbins, 30 anos, quatro de carreira), para descobrir que ele acaba de virar um pacifista, antiviolência.

As histórias desses três personagens são entremeadas por várias tramas paralelas – um pingüim roubado, um grupo de adolescentes em farra, policiais que investigam uma série de ataques com arco e flecha no bairro. 

Leonard Maltin deu três estrelas (em quarto) e definiu o filme como potente e crível. O AllMovie diz que ele é surpreendentemente charmoso, um tributo único a uma época e um lugar.

George Harrison foi produtor executivo. Tanto talento junto à toa.

Vingança Tardia/Five Corners

De Tony Bill, EUA, 1988.

Com Tim Robbins, Jodie Foster, John Turturro

Roteiro John Patrick Shanley

Música James Newton Howard

Produção executiva George Harrison

Cor, 92 min

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *