Tudo por Dinheiro / Two for the Money


Nota: ★★★☆

 Anotação em 2007, com complemento em 2008: Nunca tinha ouvido falar do assunto de que trata este filme – as organizações especializadas em dar dicas para os apostadores em jogos de futebol americano. O filme mostra o grotesco da situação: apostar é proibido, mas dar dicas para quem aposta não é.

O filme vai contra o espírito capitalista e essencialmente americano de que o mais importante na vida é ganhar muito dinheiro. É uma obra interessante como o seu tema. Os personagens são bons, bem construídos, e os atores estão muito bem, especialmente o triângulo central: Al Pacino, Matthew McConaughey e Rene Russo.

O personagem de McConaughey é um bom jogador de futebol americano, que tem uma contusão feia no joelho e não pode continuar no esporte; passa, então, a trabalhar numa pequena empresa que dá dicas para os apostadores, na sua cidade, e é descoberto pelo dono de uma grande agência desse negócio, com sede em Nova York. O dono da agência é interpretado por Pacino, que aqui está ótimo, ao contrário de naquela bobagem 88 Minutos, que ele faria dois anos depois, em 2007. O personagem é multifacetado, tem um casamento rico e especial com uma mulher inteligente, madura (Rene Russo).

O ex-jogador de futebol tem uma ascensão fulminante, ganha carradas dinheiro, mas em determinado momento começa a errar nas dicas que dá. Vai então reavaliar toda a vida – e tomar uma bela, corajosa decisão.

Tudo por Dinheiro/Two for the Money

De D.J. Caruso, EUA, 2005.

Com Al Pacino, Matthew McConaughey, Rene Russo, Armand Assante

Roteiro Dan Gilroy

Música Christopher Beck

Produção Universal

Cor, 122 min.

Um comentário para “Tudo por Dinheiro / Two for the Money”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *