Nota:
Anotação em 2007: Interessante, inteligente, gostoso filme do grande Ettore Scola, com um elenco internacional absolutamente deslumbrante – Jean-Louis Barrault, Marcello Mastroianni, Hanna Schygulla, Harvey Keitel, Jean-Claude Brialy, Michel Piccoli, Jean-Louis Trintignant.
É o relato sobre o encontro casual, nas estradas esburacadas e poeirentas do interior da França, de um Casanova já velho, cheio de apetite, mas só por comida (Marcello Mastroianni), com uma nobre austríaca (Hanna Schygulla), dama de companhia de Maria Antonieta, durante a fuga de Luís XVI de Paris em direção à Áustria, em 1791.
Neste road movie ambientado no conturbadíssimo período logo após a Revolução Francesa, cruzam os caminhos de Casanova e da Condessa Sophie de la Borde um escritor famoso, Restif de la Bretonne (Jean-Louis Barrault), que aluga uma carruagem para seguir o rei e a rainha em fuga, para estar presente nos acontecimentos que sabe ser importantes, históricos, e o revolucionário americano Tom Payne (Harvey Keitel), que tinha viajado à França para participar de mais uma revolução.
Scola estava num período francês. O filme que faria em seguida seria O Baile, aquela maravilhosa revisão de várias décadas da história francesa através de personagens que se encontram, em diferentes épocas, num salão de baile de periferia.
Casanova e a Revolução/La Nuit de Varennes
De Ettore Scola, Itália-França, 1982.
Com Jean-Louis Barrault, Marcello Mastroianni, Hanna Schygulla, Harvey Keitel, Jean-Claude Brialy, Michel Piccoli, Jean-Louis Trintignant, Andrea Ferreol
Roteiro Sergio Amidei e Ettore Scola
Baseado no livro de Catherine Rihoit
Música Armando Trovajoli
Cor, 150 min. (O filme foi cortado para exibição em outros países; na Inglaterra, passou uma versão de 128 min, e, nos EUA, uma de 135)
4 Comentários para “Casanova e a Revolução / La Nuit de Varennes”