3.0 out of 5.0 stars
Anotação em 2007, com complemento em 2008: Mais um filme sobre ou inspirado pelo 11 de setembro – e mais um bom filme.
O personagem central, Hassan (interpretado pelo co-roteirista do filme, Ayad Akhtar), é um paquistanês classe média, estudante de Engenharia no Canadá, que é preso por agentes da CIA em Paris e entregue à polícia do Paquistão por ser suspeito de ligações com o terrorismo.
Ele não tem qualquer ligação com grupo terrorista; seu irmão, porém, tinha, e foi assasinado. Torturado na prisão, e sob a influência de um companheiro de cela, Hassan então, sim, se converte ao terrorismo.
Tudo isso é mostrado nos cinco minutos iniciais do filme, que a partir daí mostra a entrada ilegal de Hassan nos Estados Unidos, onde é recebido por companheiros que preparam um grande ataque – a explosão de uma bomba na Grand Central Station de Manhattan.
Hassan se hospeda na casa de um grande amigo, um paquistanês radicado nos Estados Unidos, médico pacato, que vive com a mulher, um filhinho e a irmã, esta também amiga de juventude de Hassan. A família que o abriga não tem a mínima idéia de suas ligações com terroristas e sua intenção de participar da explosão da bomba num dos lugares mais movimentados do mundo.
A intenção de mostrar como o radicalismo da política antiterrorismo do governo Bush só faz aumentar o terror é óbvia – é a base do filme. Mas ele mostra também, com competência e sensibilidade, o dia a dia dos imigrantes muçulmanos nos Estados Unidos – e a brutalidade da polícia contra inocentes.
Um detalhe interessante que vi no IMDB: a moça que interpreta a irmã do dono da casa, Nandana Sem – uma jovem atriz lindíssima – é filha do Prêmio Nobel de Economia de 1998, Amartya Sem.
Para lembrar quais são os outros filmes sobre o 11 de setembro ou inspirado por ele: As Torres Gêmeas/World Trade Center, de Oliver Stone; Medo e Obsessão/Land of Plenty, de Wim Wenders; Strip Search, de Sidney Lumet; Vôo United 93/United 93, de Paul Greengrass.
A lista só cresce.
Ato Terrorista/The War Within
De Joseph Castelo, EUA, 2005.
Com Ayad Akhtar, Nandana Sen
Roteiro Ayad Akhtar e Joseph Castelo
Cor, 90 min.
2 Comentários para “Ato Terrorista / The War Within”