2.0 out of 5.0 stars
Anotação em 2005: O filme catástrofe para acabar com todos os filmes catástrofe surpreende pela quantidade de boas intenções.
Diz que é um crime contra o planeta os Estados Unidos não aderirem ao Protocolo de Kyoto; é o Terceiro Mundo que salva os americanos que sobrevivem ao resfriamento da Terra. E, além disso, o melhor lugar para se refugiar das temperaturas glaciais na Nova York destruída pelo descaso da humanidade para com o planeta é… uma biblioteca!
Não é o caso, evidentemente, de me estender sobre este filme, que é apenas e tão somente uma diversão. Mas há uma informação no iMDB que vale a pena transcrever. O diretor alemão Roland Emmerich, um especialista em filmes catástrofe (já tinha Godzilla e Independence Day no currículo quando fez este aqui) leu um livro chamado The Coming Global Superstorm (A Supertempestade Global que vem aí), escrita por Art Bell e Whitley Strieber antes de escrever o roteiro deste filme. Ele admite que, embora os eventos mostrados no filme – uma tempestade global de gelo, como conseqüência das besteiras que a humanidade vem fazendo com o planeta – são de fato possíveis, o tempo em que os fenômenos se dão no filme é implausivelmente curto, e foi apresentado daquela forma apenas para entretenimento.
O Dia Depois de Amanhã/The Day After Tomorrow
De Roland Emmerich, EUA, 2004
Com Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal, Ian Holm, Sela Ward
Roteiro Jeffrey Nachmanoff e Roland Emmerich
Argumento Roland Emmerich
Produção 20th Century Fox. Estreou em São Paulo 28/5/2004.
Cor, 124 min
**
Um comentário para “O Dia Depois de Amanhã / The Day After Tomorrow”