O Adversário / L’Adversaire


Nota: ★★★☆

Anotação em 2005, com complemento em 2008: O Adversário/L’Adversaire foi o quarto filme dirigido por Nicole Garcia, e o primeiro que não parte de uma história original dela. E a primeira história não criada por ela que ela escolheu para filmar é apavorante.

Parece obra de um ficcionista maluco, cheio de ácido na cabeça – e no entanto aconteceu na vida real; o desfecho trágico, absurdo, ocorreu na França, em 1993.  

Durante 20 anos, um médico (interpretado por Daniel Auteil, correto como sempre) vive uma vida de mentira. Todos os dias, anos e anos a fio, ele toma o café da manhã com a família, e sai para trabalhar – só que não trabalha em lugar nenhum. Perambula pelas estradas, mata o tempo. Não faz coisa alguma. No final do dia, volta para casa. Depois de 20 anos dessa loucura, haverá a tragédia, que, pelo jeito, chocou a França quando ocorreu, em 1993, e foi transformada em livro por Emmanuel Carrere.

 A história escabrosa é contada por Nicole Garcia de uma forma seca, direta, sem emoção, sem nenhum sentimentalismo – quase como se fosse um documentário, como se uma história dessas acontecesse sempre. Esse distanciamento reforça, e muito, o choque que o espectador sente ao longo de pouco mais de duas horas de filme.  

Nicole Garcia trabalhou como atriz em mais de 70 filmes ou episódios de TV; foi dirigida por uma penca de cineastas importantes  – Alain Resnais, Claude Lelouch, Bertrand Blier, Claude Sautet, Gillo Pontecorvo, Philippe de Broca, Bertrand Tavernier. Aprendeu muito com eles.  

A filmagem foi entre março a junho de 2001, e no início de 2002 ela ainda trabalhava na montagem final quando o filme foi escolhido como um dos quatro representantes da França no festival de Cannes daquele ano. Para a estréia no circuito comercial francês, em agosto de 2003, Nicole Garcia mexeu novamente na montagem.

 Seu filme é como um soco no estômago.

O Adversário/L’Adversaire

De Nicole Garcia, França, 2002.

Com Daniel Auteil, Géraldine Pailhas, François Cluzet, Emmanuelle Devos

Roteiro e diálogos Nicole Garcia

Baseado no livro de Emmanuel Carrere, por sua vez baseado em fatos reais

Música Angelo Badalamenti

Produção Alain Sarde. Estreou em São Paulo 16/7/2004.

Cor, 124 min.

3 Comentários para “O Adversário / L’Adversaire”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *