2.5 out of 5.0 stars
Anotação em 2001, com complemento em 2008: Interessante, ousado filme sobre racismo e delinquência entre imigrantes africanos em bairro pobre nos arredores de Paris. É ousado porque se propõe a tratar desses temas barra-pesadíssimos de forma quase cômica – um perigo danado de perder a mão e virar racista.
Gérard Dépardieu faz um professor de História recém-divorciado que, para ficar próximo dos filhos, vai para um bairro da periferia da Grande Paris, onde a maior parte da classe é negra e árabe.
Na minha anotação inicial, escrevi que o professor vai para um bairro periférico de uma cidade não identificada. Num comentário muito bem-vindo, Halvaro Gitano observou que isso estava errado, que a cidade é Paris mesmo. O AllMovie diz o seguinte: “Um bem-educado, cortês professor se encontra fora de seu elemento quando seu pedido para ser designado para uma escola de Paris o leva para um subúrbio fora de Paris, um gueto empobrecido e multicultural. Lá Laurent Monier (Gérard Depardieu) se vê forçado a viver em um conjunto habitacional e dar aulas a jovens despossuídos, duros e problemáticos.”
O filme teve um outro título no lançamento em DVD no Brasil: Professor: Profissão Perigo.
Nosso Professor é um Herói/Le Plus Beau Métier du Monde
De Gérard Lauzier, França, 1996.
Com Gérard Depardieu, Michèle Laroque, Ticky Holgado, Guy Marchand, Daniel Prévost
Argumento e roteiro Gérard Lauzier
Música Vladimir Cosma
Cor, 101 min
A cidade não é não-identificada. É Paris mesmo.