2.5 out of 5.0 stars
Anotação em 2001: Jovem brilhante, segundas melhores notas do país (Franka Potente), vai estudar em conceituada escola de Medicina de Heidelberg, e rapidamente descobre que há na faculdade um grupo de professores e alunos que pertence a uma organização secreta, que faz experiências de vivissecação de corpos com pessoas ainda vivas.
O filme é extremamente bem feito, e perfeitamente aterrorizador – ele parece estar dando uma lição nos muitos diretores americanos que tentam criar clima de terror com os filmes sobre serial killers. Mas este aqui é tão aterrorizador que dá até ânsia de vômito.
As alusões ao nazismo são claras, explícitas. Não deve ter agradado muita gente na Alemanha – especialmente a comunidade médica, mas também todo o establishment.
A garota Franka Potente, em seu segundo filme de sucesso no mundo inteiro, depois do Corra, Lola, Corra, se firma como uma atriz a ser acompanhada com atenção.
Anatomia/Anatomie
De Stefan Ruzowitzky, Alemanha, 2000.
Com Franka Potente, Benno Fürmann,
Produção Columbia
Cor, 103 min.
Não achei tão aterrorizante assim, não; devo ter estômago forte. Claro que deve ser horrível ser dissecado vivo, mas consegui abstrair e pensar que era um filme. Aliás, muito bem feitas aquelas dissecações. Tem uma exposição assim de um médico coincidentemente (ou não) alemão, que se chama Body Worlds; ele trata a dissecação de corpos humanos como arte.
Mas, voltando ao filme, a história fica meio manjada do final para o meio, e a uma certa altura dá logo para perceber quem é o mocinho e quem é o vilão.