2.5 out of 5.0 stars
Anotação em 1999: Um filme de sensibilidade, bem feito, bonito, que não é para todos os espectadores. Não tem ação – tem situações, diálogos, quase monólogos. Mostra quatro pares de pessoas ao longo de um dia em uma pequena cidade escocesa à beira-mar, num inverno especialmente gelado, no clima e no coração – mãe e filha (Phyllida Law e a sempre esplêndia Emma Thompson, mãe e filha na vida real), o filho adolescente desta e uma garota da cidade, uma dupla de velhinhas, uma dupla de garotos que cabulam aula. Bergman e Antonioni assinariam com alegria a idéia. A música é extraordinária.
Foi a estréia na direção de Alan Rickman, bom ator inglês que participou de diversos bons filmes ingleses e americanos – Razão e Sensibilidade, Bob Roberts, para citar só dois.
Um Momento de Afeto/The Winter Guest
De Alan Rickman, Inglaterra-Escócia, 1997.
Com Phyllida Law, Emma Thompson, Arle Cockburn, Gary Hollywood, Sean Biggerstaff, Sheila Reid, Sandra Voe
Roteiro Sharman MacDonald e Allan Rickman
Baseado na peça de Sharman MacDonald
Música Michael Kamen
Produção Capitol Films, Fine Line Features, Channel Four, The Scottish Arts Council National Lottery Fund.
Cor, 108 min
O filme é maravilhoso e muito comovente.Mostra o quanto é difícil o relacionamento humano, principalmente quando há doenças envolvidas. É sensível e conta com uma constelação de atrizes/atores brilhantes, fora a direção excepcional de Alan Rickman que assina a letra da música composta pela magnífico Michael Kamen.