Príncipe da Cidade / Prince of the City


Nota: ★★★½

Anotação em 1999: Extraordinário – embora pesado, denso demais, com passagens de difícil compreensão, no universo do submundo das drogas de Nova York.

Nunca tinha visto. Peguei no vídeo depois de ler na Premiere americana texto sobre o filme, dado como exemplo de grande obra que fracassou na bilheteria.

Treat Williams, que dois anos antes deste filme aqui, em 1979, havia sido o hippie Claude Bukowski do Hair do Milos Forman, faz um detetive da polícia de Nova York que é convencido por funcionários do Departamento de Justiça a cooperar numa grande ação para identificar policiais corruptos.

Para mim, fica claríssimo o recado de Sidney Lumet: proibir as drogas e botar polícia e justiça atrás não adianta nada, é batalha perdida mesmo, é só alimento para um sistema corrupto. Ainda hoje essa tese é extremamente controvertida. Em 1981, então, era quase um tabu.

Lumet faria, 15 anos depois, em 1996, outro filme esplêndido sobre o mesmo tema, Sombras da Lei. Sobre corrupção na polícia, Lumet já havia feito também Serpico, com o jovem Al Pacino, em 1973.

Príncipe da Cidade/Prince of the City

De Sidney Lumet, EUA, 1981.

Com Treat Williams, Jerry Orbach, Bob Balaban

Roteiro Jay Presson Allen e Sidney Lumet

Baseado no livro de Robert Daley

Produção Orion Pictures

Cor, 168 min.

Um comentário para “Príncipe da Cidade / Prince of the City”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *