0.5 out of 5.0 stars
Anotação em 1999: Uma grande decepção, um desperdício de bons atores – a bela e talentosa sueca Lena Olin, Gabriel Byrne, a jovenzinha Claire Danes, então com 19 anos. Um filme que não diz a que veio, que não chega a lugar nenhum.
A onda do politicamente correto enche o saco, mas este filme é horrorosamente politicamente incorreto; é preconceituoso. Pega uma família de imigrantes poloneses vivendo em bairro pobre de Detroit e os trata como a coisa mais burra, suja e imbecil que existe – o pai, pobre diabo, sem respeito de ninguém, a mãe uma mulher frívola, idiota, que dá pros outros e não pro marido, a filha uma putinha também. Horror dos horrores.
Vejo no IMDB que este foi o único filme da diretora Theresa Connelly. O público sai ganhando.
O Casamento Polonês/Polish Wedding
De Theresa Connelly, EUA, 1998.
Com Lena Olin, Gabriel Byrne, Claire Danes
Argumento e roteiro Theresa Connely
Produção Fox Searchlight e Lakeshore
Cor, 105 min.
Um filme que retrata uma parte da realidade de um povo e seus costumes, este filme mostra um pouco da falência da firma chamada casamento. Talvez faltou mostrar em maior profundidade a infeliz realidade da organização casamento na etnia polonesa, assim como de outros povos. Isto mostra a falta de relação, afeto, respeito, amizade, componentes que devem obrigatoriamente existir numa comunidade que denominamos casamento. Talvez seja necessário outro filme mais profundo, para mostrar toda a realidade do contrato entre um homem e uma mulher e seus descendentes…..
Só ao se encarar a realidade e se discutir a mesma é que as coisas e situações mudam, caso contrário tudo continua do mesmo jeito, mesmo não sendo o mehor para a vida de todos. Mudanças muitas vezes requerem dor e sofrimento, mas são necessárias para o bem comum de todos, inclusive a nossa sociedade,
Cecilia