Festa de Casamento / The Wedding Party


Nota: ★★☆☆

Anotação em 1997: Os guias americanos metem o pau neste filme da pré-história de Brian De Palma. Leonard Maltin, por exemplo, diz que o filme é palavroso, piegas, chato, e só tem interesse pela participação de Brian De Palma, e o surgimento, nos créditos, de Jill Clayburgh e De Niro (que aparece como “DeNero”).

Ele informa ainda que a filmagem aconteceu em 1963, e que o filme praticamente não chegou a ter distribuição comercial.

Na verdade, não é um filme pra ser levado a sério e merecer resenha sisuda. É claramente uma brincadeira de estudantes de cinema, um ensaio, um trabalho de escola. É para ser visto com olhos divertidos de quem vê as primeiras composições escolares de quem depois ficou famoso como escritor. De Palma (de 1940) estava com 23 anos, em 1963; Jill Clayburgh (de 1944), que estudou na mesma escola dele, estava com 19, e De Niro (de 1943) tinha 20. O resto do povo sumiu do mapa, não deve ter se profissionalizou no cinema.
E é uma brincadeirinha que tem até seus interesses.

A narrativa copia as velhas comédias pastelão do cinema mudo, com legendas mostrando os capítulos, no estilo das legendas com as falas da época; na primeira seqüência, a câmara é acelerada, como quando a gente vê na velocidade padrão de 24 quadros por segundo os filmes produzidos na primeira década do século, em 18 quadros por segundo. A historinha tem um humor contestatório pré-hippie; na verdade, muitas gags lembram A Hard Day’s Night, do Richard Lester, o primeiro filme dos Beatles, que é de 1964, um ano depois deste aqui, e que foi saudado como inventivo e criativo.

Festa de Casamento/The Wedding Party
De Cynthia Munroe, Brian De Palma e Wilford Leach, EUA, 1963-1969.
Com Jill Clayburgh, Charles Pfluger, Valda Satterfield, Raymond McNally, Jennifer Salt, Judy Thomas, Robert De Niro, William Finley
P&B, 92 min.

Um comentário para “Festa de Casamento / The Wedding Party”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *