A Separação / La Séparation


Nota: ★★½☆

Anotação em 1997: Um filme cru, despojado, sem qualquer truquezinho de câmara ou efeito diferente de narrativa, com diálogos extremamente realistas – nada de frases brilhantes, apenas o que dizem pessoas comuns nessa situação tão absolutamente comum, a separação.

Daniel Auteil e Isabelle Huppert, excelentes, realçam a dificuldade de comunicação no casamento que chega ao fim. Moram juntos há possivelmente uns dois anos, têm um filhinho de 15 meses. Anne se apaixona por outro homem; Pierre tenta enfrentar com paciência a situação, mas rapidamente as coisas vão se deteriorando, ele passa a ter atitudes agressivas, ela também (ele fisicamente, ela verbalmente).

Primeiro discutem o que devem fazer, depois discutem se devem se separar, depois discutem quem fica na casa (que era dele) e quem sai. No fim, a relação dela com o namorado já terminou, mas não há como retomar o casamento. Parece um documentário sobre a separação, com atores vivendo a dor tão intensamente que poderiam mesmo estar atravessando esse inferno na realidade.

A capinha do vídeo diz que Huppert ganhou melhor atriz em Veneza 95, e Auteil, melhor ator em Cannes 95; é propaganda enganosa, porque eles não foram premiados por este filme. Auteil ganhou o prêmio em Cannes em 1996 por Le Huitième Jour; em 1995, o prêmio de Cannes ficou com Jonathan Pryce, por Carrington. E a Huppert ganhou três vezes em Veneza – um prêmio pelo conjunto da obra, em 2005, um por La Cérimonie (1995) e um por Une Affaire de Femmes (1988).

A Separação/La Séparation

De Christian Vincent, França, 1994.

Com Daniel Auteuil, Isabelle Huppert, Jérôme Deschamps, Karine Viard.

Roteiro, adaptação e diálogos de Dan Franck e Christian Vincent

Baseado no romance homônimo de Dan Franck

Produção de Claude Berri

Cor, 88 min

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *