Wyatt Earp


Nota: ★★★☆

Anotação em 1995: Qualidade Lawrence Kasdan. A história do xerife de Dodge e Tombstone (que John Ford mostrou em Paixão dos Fortes/My Darling Clementine, com Henry Fonda, e John Sturges simplificou em Sem Lei e Sem Alma/Gunfight at the O.K. Corral) aqui é contada inteira, em detalhes, em um filme de mais de três horas de duração, e uma ênfase na coisa freudiana da formação de Wyatt Earp como uma pessoa apegada à noção, passada pelo pai, de que a família é a principal coisa da vida.

Foi um tremendo fracasso de bilheteria – porque não é bem um western, não é um filme de ação, não é um thriller, é apenas um belo filme, sensível, pessoal (há um momento em que tudo, como em O Reencontro e Grand Canyon, se resume a contar as relações de um grupo de amigos) com várias tomadas do maior brilhantismo (há muita grua, muito travelling, e há até mesmo uma homenagem à melhor cena de My Darling Clementine, aquela em que Henry Fonda pergunta ao barmen: have you ever been in love? – uma cena em que Doc Holiday abandona o jogo de cartas e vai até o bar pra impedir que Wyatt Earp volte a beber, e os dois conversam sobre mulheres e o amor.

 

Wyatt Earp

De Lawrence Kasdan, EUA, 1994.

Com Kevin Costner, Dennis Quaid, Gene Hackman, Jeff Fahey, Mark Harmon, Michael Madsen, Catherine O’Hara, Bill Pullman, Isabella Rossellini, Tom Sizemore, JoBeth Williams, Mare Winningham, James Gammon, Annabeth Gish, Lewis Smith, Betty Buckley, Mackenzie Astin, Karen Grassle, Tea Leoni, Brett Cullen, John Doe

Roteiro Dan Gordon e Lawrence Kasdan

Música James Newton Howard

Cor, 191 min. (Há uma versão estendida de 212 min.)

Um comentário para “Wyatt Earp”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *