3.0 out of 5.0 stars
Anotação em 1995, com complemento em 2008: Este filme, feito para a TV, me pareceu uma surpresa muito positiva. Achei que foi uma boa adaptação da história de Chico Mendes, com as questões envolvidas colocadas direito, com honestidade, e ao mesmo tempo de uma forma fácil para o público americano entender. O que, convenhamos, é um feito dificílimo, e portanto extraordinário.
Raul Julia, o grande, está muito bem como Chico Mendes, e Sonia Braga não faz feio de forma alguma – se a gente conseguir se abstrair da coisa no mínimo estranha de ver o seringueiro do interior do Acre, sua mulher e todos que o cercam falando em inglês.
À procura de outras opiniões, vejo no iMDB que o filme ganhou 2 Emmys, o Oscar da TV americana – para John Frankenheimer e para Raul Julia; a produção, o roteiro e os coadjuvantes Sonia Braga e Edward James Olmos tiveram indicação para o Emmy. E o filme ganhou também três Globos de Ouro – melhor minissérie ou filme feito para a TV, melhor ator para Raul Julia e melhor coadjuvante para Edward James Olmos; Sonia Braga teve indicação como coadjuvante.
O veterano diretor John Frankenheimer (1930-2002) é daqueles que carregam a marca de irregular. Fez alguns filmes ótimos, mas também errou a mão várias vezes. Entre os péssimos está, por exemplo, o patético A Ilha do Dr. Moreau, um dos últimos dele e um dos últimos de Marlon Brando, como um cientista completamente maluco que faz experiências genéticas apavorantemente grotescas em uma ilha perdida sei lá onde. Mas ele é também o cara que fez O Homem de Alcatraz, com Burt Lancaster como o prisioneiro que cria aves na sua cela na ilha-presídio-fetiche, em 1962; Sete Dias em Maio, um corajoso filme político sobre uma tentativa de golpe militar fascista nos Estados Unidos, em 1964, O Homem de Kiev, com belas interpretações dos inglêses Alan Bates e Dirk Bogarde, em 1968; e O Segundo Rosto/Seconds, uma elogiadíssima ficção-científica com Rock Hudson, em 1966.
Amazônia em Chamas/The Burning Seasaon
De John Frankenheimer, EUA, 1994. Feito para a TV.
Com Raul Julia, Sonia Braga, Kamala Dawson, Luis Guzman, Nigel Havers, Tomas Milian, Edward James Olmos
Roteiro William Mastrosimone, Michael Tolkin e Ron Hutchsinson
Baseado em novella de Andre Revkin
Música Gary Chang
Produção executiva David Putnam
Cor, 123 min
ESTE RELATÓRIO E O FILME SÃO MUITO INTERESSANTES!
adoro esse filme e gostaria de saber como conseguir para comprar alguem pod mim ajudar me mandando informaçoes,,,ficarei muito grato
Caro José Carlos,
Dei uma olhadinha nos sites de venda de DVDs, e não achei o filme. Nem mesmo
o Amazon tem o DVD – lá está à venda apenas o VHS. Uma pena.