Uma História do Brooklyn / Brooklyn Lobster


Nota: ★★½☆

Anotação em 2008: Baseado em história real e realizado por pessoas próximas a quem a viveu, este é um bom filme independente, despretensioso e correto.

É a história de uma família que mantém há mais de 60 anos um negócio aberto pelo pai do pai do dono atual – um criadouro de lagostas no Brooklyn – e está ameaçada de perdê-lo pelo poder dos bancos do capitalismo moderno. (Era bem antes da crise global de 2008). É mais uma das clássicos relatos do cinema americano da família trabalhadora lutando sozinha, como um David, contra o Golias da Grande Corporação, do Grande Capital.

Boas atuações de atores com cara de gente – dos quais eu só conhecia o velho e bom Danny Aiello -, e não de astros de cinema ou modelos.

Enquanto o atual dono do negócio – o papel exatamente de Danny Aiello – luta para mantê-lo aberto, o filme vai mostrando os conflitos internos de sua família: a mulher que está cansada daquilo tudo, os filhos que gostariam de ajudar mas não têm muito como.  

O diretor Martin Scorsese aceitou dar seu aval ao filme; na capa do DVD vem a informação “Martin Scorsese apresenta” – embora ele não tenha nenhum tipo de participação na produção do filme.

Uma História do Brooklyn/Brooklyn Lobster

De Kevin Jordan, EUA, 2005.

Com Danny Aiello, Jane Curtin, Daniel Sauli, Marisa Ryan

Roteiro Kevin Jordan

Produção Red Claw

Cor, 94 min.

**1/2

Um comentário para “Uma História do Brooklyn / Brooklyn Lobster”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *