Quatro Estrelas / Quatre Étoiles


Nota: ½☆☆☆

Anotação em 2008: Um filme bola preta, digníssimo representante dos  subgêneros Como São Charmosos e Sensacionais os Fora-da-Lei e Os Franceses Também Sabem Fazer Comedinhas Imbecis.

Não tem graça alguma – a não ser a beleza e a sensualidade dessa garota Isabelle Carré, o tempo todo de vestidinho fino e esvoaçante mostrando as perninhas finas e os peitinhos lindos.

Ela faz o papel de Franssou, uma garota parisiense que trabalha num emprego qualquer (o espectador não fica sabendo), mora num apartamentinho em Montmartre e namora Marc (Michel Vuillermoz), um babaca chato de galocha. De repente, Franssou ganha de herança, de uma tia-avó que ela nunca visitava e para quem sequer mandava um postal de vez em quando, 50 mil euros.

Com menos de cinco minutos de filme – que abre com a tia-avó moribunda e seu testamento -, estamos em um pequeno restaurante em que Franssou e duas amigas discutem o que fazer com o dinheiro. Falam em uma viagem, a volta ao mundo, um período longo de férias. Chega Marc, o namorado pentelho, e diz que a herença não dá para uma viagem de volta ao mundo: afinal, são 50 mil euros; com juros de 3% ao ano, contabiliza ele, dá 1.500 euros ao ano; tirando os impostos, são 600 por mês – dá para comprar os cigarros, e só.

aquatreEnquanto o espectador se pergunta por que uma gatinha tão gracinha quanto aquela namora um chato como aquele, Franssou desaparece, para reaparecer no melhor hotel de Cannes, num quarto com vista para o mar. Sim, decidiu torrar a grana toda de uma vez só.

No hotel, ela vai conhecer um trambiqueiro trapalhão, Stéphane (José Garcia), que a trata mal – chega a bater nela – mas por quem ela se apaixona. Vai ficar feliz da vida se metendo nas trambicagens dele.   

Poucos filmes conseguiram me deixar tão furioso e indignado, nos últimos tempos, quanto este aqui. O filme é uma ode à bandalheira, à malandragem, ao banditismo. Mostra um nojento desprezo pela vida comum, pelas pessoas simples, normais, trabalhadoras. Uma coisa irritantemente imoral. 

Quatro Estrelas/Quatre Étoiles

De Christian Vincent, França, 2006

Com Isabelle Carré, José Garcia, François Cluzet

Roteiro Olivier Dazat e Christian Vincent

Produção Fidelité, Studio Canal, TFI Films e Canal +. Estreou em São Paulo 6/7/2007.

Cor, 106 min.

Bola preta

Um comentário para “Quatro Estrelas / Quatre Étoiles”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *