Em Segredo / Grbavica


Nota: ★★★☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Duro, pesado, amargo, sensível, ótimo filme sobre as chagas profundas deixadas pela guerra dos Bálcãs, um dos conflitos mais bárbaros, absurdos, inconcebíveis da história da humanidade.

Mostra o difícil cotidiano de uma mulher, Esma, (Mirjana Karanovic) e sua filha de 12 anos, Sara (Luna Mijovic), tentando sobreviver depois dos horrores da guerra; a mãe diz à filha que o pai dela morreu na guerra – uma mentira para esconder que na verdade a garota é fruto de um estupro brutal.

O nome original do filme, Grbavica, é o de um distrito de Sarajevo. O filme foi distribuído internacionalmente com os títulos de Esma’s Secret e Grbavica: The Land of My Dreams.

A diretora e roteirista Jasmila Zbanic nasceu em Sarajevo, em 1974; tinha, portanto, apenas 32 anos quando dirigiu, com competência e sensibilidade admiráveis, este drama forte, obviamente feito com baixo orçamento – e é impressionante como a diretora demonstra não é preciso de muito dinheiro para fazer um belo filme.  

Por este filme, seu primeiro longa-metragem, Jasmila Zbanic ganhou três prêmios no Festival de Berlim de 2006, inclusive o principal, o Leão de Ouro; o filme teve outros cinco prêmios e quatro outras indicações.

Esse tema (e foram centenas, milhares de casos de mulheres estupradas durante a barbárie nos Bálcãs) apareceria também em A Vida Secreta das Palavras/The Secret Life of Words, de 2005, com Tim Robbins e Sarah Polley – que sensacional dupla de talentos -, da extraordinária catalã Isabel Coixet, que, na minha opinião, é uma das maiores revelações dos últimos muitos anos.

Em Segredo/Grbavica

De Jasmila Zbanic, Bósnia e Herzogovina-Croácia-Alemanha-Áustria, 2006

Com Mirjana Karanovic, Luna Mijovic,

Argumento e roteiro Jasmila Zbanic

Cor, 90 min. (Houve versões com diferentes tamanhos, segundo o IMDB: com 95, 100 e 107 min.)

***

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *