Ato Terrorista / The War Within


Nota: ★★★☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Mais um filme sobre ou inspirado pelo 11 de setembro – e mais um bom filme.

O personagem central, Hassan (interpretado pelo co-roteirista do filme, Ayad Akhtar), é um paquistanês classe média, estudante de Engenharia no Canadá, que é preso por agentes da CIA em Paris e entregue à polícia do Paquistão por ser suspeito de ligações com o terrorismo.

Ele não tem qualquer ligação com grupo terrorista; seu irmão, porém, tinha, e foi assasinado. Torturado na prisão, e sob a influência de um companheiro de cela, Hassan então, sim, se converte ao terrorismo.

Tudo isso é mostrado nos cinco minutos iniciais do filme, que a partir daí mostra a entrada ilegal de Hassan nos Estados Unidos, onde é recebido por companheiros que preparam um grande ataque – a explosão de uma bomba na Grand Central Station de Manhattan.

Hassan se hospeda na casa de um grande amigo, um paquistanês radicado nos Estados Unidos, médico pacato, que vive com a mulher, um filhinho e a irmã, esta também amiga de juventude de Hassan. A família que o abriga não tem a mínima idéia de suas ligações com terroristas e sua intenção de participar da explosão da bomba num dos lugares mais movimentados do mundo.

A intenção de mostrar como o radicalismo da política antiterrorismo do governo Bush só faz aumentar o terror é óbvia – é a base do filme. Mas ele mostra também, com competência e sensibilidade, o dia a dia dos imigrantes muçulmanos nos Estados Unidos – e a brutalidade da polícia contra inocentes.

Um detalhe interessante que vi no IMDB: a moça que interpreta a irmã do dono da casa, Nandana Sem – uma jovem atriz lindíssima – é filha do Prêmio Nobel de Economia de 1998, Amartya Sem.

Para lembrar quais são os outros filmes sobre o 11 de setembro ou inspirado por ele: As Torres Gêmeas/World Trade Center, de Oliver Stone; Medo e Obsessão/Land of Plenty, de Wim Wenders; Strip Search, de Sidney Lumet; Vôo United 93/United 93, de Paul Greengrass.

         A lista só cresce.

Ato Terrorista/The War Within

De Joseph Castelo, EUA, 2005.

Com Ayad Akhtar, Nandana Sen

Roteiro Ayad Akhtar e Joseph Castelo

Cor, 90 min.

2 Trackbacks

  1. Por 50 Anos de Filmes » O Visitante / The Visitor em 27 Fevereiro 2010 às 1:02 am

    […] site de poucos filmes já estão diversos deles, O Traidor, Sorry, Haters, No Vale das Sombras, Ato Terrorista, Vôo United 93, Strip Search, Medo e Obsessão – a lista é […]

  2. […] – Ataque Terrorista/Shoot on Sight, de Jag Mundhra, O Traidor/Traitor, de Jeffrey Nachmanoff, Ato Terrorista/The War Within, de Joseph Castelo, Strip Search, de Sidney Lumet, Medo e Obsessão/Land of Plenty, de Wim Wenders, […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*