Pela Vida de um Amigo / Return to Paradise


Nota: ★★½☆

Anotação em 2002: Há um subgênero no cinema americano que eu chamo de Sobre Americanos Sofrendo no Selvagem Universo Que Existe Além das Fronteiras do Umbigo do Mundo. Às vezes esse selvagem universo fica até perto deles (como o Caribe) e às vezes pode até ser no Primeiríssimo Mundo, algum país europeu. Mas onde os heróis do Império mais sofrem, é claro, é em países longínquos, de civilizações muito diferentes das deles. Este filme aqui pode se encaixar nesse subgênero – embora seja sério, pesado, honesto.

Anne Heche, essa boa atriz, está muito bem como a jovem advogada que cuida do caso do rapaz americano que é condenado à morte na Malásia por tráfico de drogas, e só pode ser salvo se seus companheiros de viagem aceitarem voltar ao país onde os três passaram férias juntos, e dividir com ele penas de prisão. A tarefa da advogada, pode-se muito bem imaginar, é duríssima: como convencer dois sujeitos jovens a voltarem àquele inferno e se entregarem à polícia para passar anos na cadeia?

O filme é um remake do francês Force Majeure, de 1989; o personagem que nesta refilmagem americana é interpretado por Anne Heche é um homem, e foi feito por Alan Bates.

Revimos um bom trecho do filme em uma zapeada, e ele pareceu melhor do que da primeira vez – e isso é raro e bom.

Pela Vida de um Amigo/Return to Paradise

De Joseph Ruben, EUA, 1998.

Com Vince Vaughn, Anne Heche, Joaquin Phoenix, Vera Farmiga

Roteiro Wesley Strick e Bruce Robison

Baseado no filme Force Majeure, de Pierre Jolivet, 1989, com roteiro de Pierre Jolivet e Olivier Schatzky

Cor, 112 min.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *