Levanta-te, Meu Amor / Arise, My Love


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2000: Interessante foi que, durante o filme, tive a exata sensação de que o roteiro dele foi sendo remexido para se adaptar às notícias cada vez piores que chegavam da Guerra na Europa. Ele começa como uma comedinha ligeira, e vai mudando de tom mais para o final, ficando pesado, virando esforço de guerra. Depois de ver o filme, fui conferir nos alfarrábios, e foi exatamente isso o que aconteceu.

Claudette Colbert faz o papel de uma jornalista americana baseada em Paris que envia para seu jornal notícias sobre a Guerra Civil Espanhola e se envolve com um aviador aventureiro que luta do lado dos republicanos (o papel de Ray Milland).

A questão foi que, enquanto o filme ia sendo preparado e rodado, estourou a Segunda Guerra Mundial; os Estados Unidos só entrariam no conflito muitos meses depois, após o ataque japonês a Pearl Harbour em dezembro de 1941, mas não dava mais para fazer um filme leve, de romance e aventura.

O livro The Paramount Story explica: “O roteiro ia sendo revisado simultaneamente à produção para se ajustar às notícias da guerra – ataques de torpedo a navios no Atlântico e a queda de Paris -, ao mesmo tempo em que uma pequena guerra acontecia no set entre (o diretor Mitchell) Leisen e (o roteirista Billy) Wilder, que não conseguiam trabalhar juntos”.

Levanta-te, Meu Amor/Arise, My Love

De Mitchell Leisen, EUA, 1940.

Com Ray Milland, Claudette Colbert, Walter Abel, Dennis O’Keefe, Dick Purcell

Roteiro Billy Wilder e Charles Brackett

Fotografia Charles Lang Jr.

Produção Paramount

P&B, 113 min.

Um comentário para “Levanta-te, Meu Amor / Arise, My Love”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *