Mensageiro do Diabo / The Night of the Hunter


Nota: ★★½☆

Anotação em 1999: O único filme dirigido por Charles Laughton, esse ator extraordinário, não tem propriamente grandes atuações. Robert Mitchum está careteiro e exagerado como o pastor que estabelece diretamente com Deus uma religião voltada para os seus próprios ganhos. Os dois garotinhos, que são os grandes protagonistas da história, não são lá essas coisas; a menininha, então, é na verdade bem fraquinha.

O grande charme, o ponto forte do filme é o rebuscamento visual, os requintes, os cuidados com os detalhes. Laughton viu muito expressionismo alemão, com toda a certeza. Há sombras impressionantes, tomadas cuidadosamente estudadas, toda uma seqüência em que pequenos bichos aparecem em primeiro plano enquanto o objeto da ação vai para o segundo.

O Mensageiro do Diabo/The Night of the Hunter

De Charles Laughton, EUA, 1955.

Com Robert Mitchum, Shelley Winters, Lilian Gish, Evelyn Varden, Peter Graves, James Gleason,

Roteiro James Agee

Bas na novela de Davis Grubb

P&B, 93 min.

6 Comentários para “Mensageiro do Diabo / The Night of the Hunter”

  1. Pingback: jar.io
  2. Vi ontem este filme que me deixou maravilhado. Penso que é um dos melhores que já vi. Roger Ebert considera-o um Grande Filme e atribui-lhe a pontuação máxima o que acho bem. O Sérgio talvez pudesse vir o filme de novo e escrever uma crónica mais detalhada. Que tal?

  3. Sem dúvida, caro José Luís, o filme merece um tratamento melhor. Você tem toda razão: preciso revê-lo.
    Um abraço.
    Sérgio

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *