Refém da Paixão / Labor Day

zzlabor1

Nota: ★★★½

Labor Day, no Brasil Refém da Paixão, quinto filme desse garoto prodígio Jason Reitman, é muito, muito, muito bom. Um belo filme, caloroso, sensível, que sabe trafegar com elegância entre o previsível e o surpreendente.

Mas a sensação mais forte que me ficou, ao terminar de vê-lo, foi: meu Deus do céu e também da terra, ver Kate Winslet numa tela é uma das grandes felicidades da vida.

Poucos dias antes de vermos este Refém da Paixão, tínhamos revisto Almas Gêmeas/Heavenly Creatures, que o neo-zelandês Peter Jackson lançou em 1994, portanto 20 anos atrás, quando Kate Winslet tinha 19 anos, um rostinho de garotinha de uns 15 e já demonstrava um talento descomunal. Neste período de 20 anos, virou estrela com o mega-sucesso Titanic (1997), de James Cameron, teve o bom senso de escolher bons papéis com diretores de prestígio – Ang Lee, Michael Winterbottom, Kenneth Branagh, Philip Kaufman, Michel Gondry, Alan Parker, Stephen Daldry, Roman Polanski, Todd Haynes, Steven Soderbergh, Sam Mendes (com quem foi casada de 2001 a 2010, e a quem deu um filho). E amealhou 67 prêmios (inclusive um Oscar), fora 80 outras indicações.

Kate Winslet ainda é muito jovem, só em 2015 completará 40 anos. Mas eu ousaria dizer que ela já é uma das atrizes mais importantes do cinema, assim num patamar de Katharine Hepburn, Jane Fonda, Meryl Streep, Jeanne Moreau, Ingrid Bergman, Catherine Deneuve, Sophia Loren.

LABOR DAY

Infelizmente, há alguns filmes dessa atriz fabulosa que ainda não vi, ou sobre os quais não escrevi; gostaria de ver todos, gostaria que todos estivessem neste site. Mas alguns de seus filmes já estão aqui:

Razão e Sensibilidade, de Ang Lee, 1995;

Paixão Proibida, de Michael Winterbottom, 1996;

A Vida de David Gale, de Alan Parker, 2003;

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, de Michel Gondry, 2004;

O Amor Não Tira Férias, de Nancy Meyers, 2006;

Um Louco Apaixonado, de Robert B. Weide, 2008;

Foi Apenas um Sonho, de Sam Mendes, 2008;

O Leitor, de Stephen Daldry, 2008;

Contágio, de Steven Soderbergh, 2011;

Mildred Pierce, de Todd Haynes, 2011;

Deus da Carnificina, de Roman Polanski, 2011.

Um mulher sofriada, angustiada, permanentemente em tensão

Em Refém da Paixão – um misto de thriller, drama familiar e romance, com uma pitada forte de amor pela culinária -, Kate Winslet interpreta Adele, uma mulher sofrida, angustiada, permanentemente tensa. A história é narrada por Henry (Gattlin Griffith, na foto abaixo), o único filho dela, um jovem adolescente de uns 13 anos. O texto que ele fala, ao longo de toda a narrativa, é belíssimo, caprichado, escrito com inteligência e sensibilidade.

Aos poucos, o espectador vai percebendo que Adele sofre de um tipo de agorafobia, aquela doença que impede as pessoas de sair de casa, enfrentar o mundo lá fora, conviver normalmente com as pessoas. A palavra agorafobia não é mencionada, mas ao longo da narrativa mostra-se que Adele tem absoluto pavor de sair de sua casa, situada na periferia de uma pequena cidade de New Hampshire, praticamente na área rural – portanto lugar de sólida classe média. Só consegue sair – e sempre acompanhada de Henry – quando é obrigada a fazer as compras no supermercado mais próximo, e sofre tremendamente nessas ocasiões; tem que fazer um gigantesco esforço para entrar no carro e dar a partida.

LABOR DAY

Adele foi abandonada pelo marido, Gerald (Clark Gregg), que se casou de novo, com sua secretária, que já tinha um filho de seu primeiro casamento e teve outra filha com o novo marido. Assim, Henry, filho único por parte de mãe, passou a ter uma meia-irmã e um irmão torto. Gerald vê o filho toda semana, aos domingos. No início da narrativa, sugere a Henry que passe a viver com ele e a atual mulher, já que, aparentemente, sua mãe está cada vez pior.

A proposta não é feita por maldade: Gerald não parece ser um mau caráter, um safado; é apenas um sujeito fraco, que não aguentou a barra de viver com uma mulher em crise. Está pensando no bem estar do filho – embora, com uma eventual mudança de Henry, Adele fosse ser deixada sozinha, abandonada pelo único apoio que tem na vida.

Mas Henry, garoto extremamente sensível, recusa a oferta do pai. Ao contrário de Gerald, que não aguentou conviver com a abalada Adele, Henry tem plena consciência de que a mãe precisa dele – e ele se esforça para fazer tudo para que a mãe tenha um mínimo de alegria e conforto. Faz, por exemplo, diversas das tarefas de casa que Adele, perdida em sua amargura, negligencia.

Só bem no final da narrativa saberemos exatamente o que levou Adele a ficar tão psicologicamente perturbada.

Um homem condenado por assassinato irrompe na vida de Adele e Henry

Adiantei aqui informações que o filme, repito, vai mostrando aos poucos. Mas nada disso chega a ser um spoiler, e boa parte dos dados é mostrada logo no início dos 111 minutos de duração. Ainda não temos 5 minutos de filme quando a voz em off do narrador da história diz:

– “Não acho que perder meu pai partiu o coração da minha mãe, mas a faz perder o próprio amor. Mesmo com aquela idade, eu entendia isso, e queria dar um jeito de ajudá-la.”

E é antes dos 10 minutos de narrativa que surge o terceiro principal personagem da história, juntamente com Adele e Henry. Mãe e filho estão exatamente no supermercado, fazendo a compra mensal, Henry um pouco afastado dela, vendo as revistas num canto, quando um desconhecido se aproxima do garoto. Está ferido, manca de uma perna; diz a Henry que precisa da ajuda dele e de sua mãe – quer uma carona. Garoto de boa índole, prestativo, Henry o leva para junto de Adele. Ela, evidentemente, rejeita a possibilidade de dar carona a um total desconhecido. Mas este – veremos que ele se chama Frank (o papel de Josh Brolin, nas fotos abaixo) – segura o pescoço de Henry e diz que Adele terá que ajudá-lo.

LABOR DAY

Mesmo apavorada, em absoluto pânico, Adele sai do supermercado com o homem que ameaça seu único filho.

Frank diz que precisará ficar um dia na casa de Adele e Henry, para se recuperar dos ferimentos. E não demora muito para explicar que fugiu da prisão. Na verdade, fugiu do hospital para onde foi levado com uma crise de apendicite: aproveitou-se de um momento de descuido do policial que o acompanhava, pulou da janela do segundo andar, machucou a perna na queda e conseguiu esconder-se no supermercado.

O noticiário da TV informará que Frank, condenado por homicídio, é procurado em toda a região. A Adele e Henry, Frank informa que jamais agrediu uma pessoa sequer na vida.

A irrupção do homem condenado por assassinato na vida dessa mulher sofrida se dá numa quinta-feira, antes do feriado do Dia do Trabalho – razão do título original, Labor Day. Praticamente toda a ação do filme se dará entre a quinta e a terça seguinte.

Uma belíssima história, que Jason Reitman adaptou para o cinema com talento

O que virá depois do que narrei é em parte até previsível – e em boa parte absolutamente surpreendente.

É uma belíssima história, de autoria da escritora Joyce Maynard, que se transformou, nas mãos do próprio diretor Jason Reitman, em um roteiro muito bem escrito. Há momentos de imensa tensão, e outros de grande ternura – e, no meio deles, sequências que fazem lembrar os filmes sobre culinária, como A Festa de Babette, Chocolate, Simplesmente Martha. E há também sequências de muita sensualidade – nada explícito, nada gráfico. É uma sensualidade forte, mas mostrada de forma suave, um pouco como as sequências de As Pontes de Madison em que os personagens de Meryl Streep e Clint Eastwood dançam na cozinha da casa dela.

O filme deixa também – como Mary bem notou – uma imagem muito negativa da Justiça. A moral da história é que a Justiça, quando não tarda, falha.

LABOR DAY

A voz em off que narra a história – a voz de Henry – é bela, suave, melódica. Parece a de alguém muito jovem, e cheguei a pensar, erradamente, que podia ser de Gattlin Griffith, o jovem ator que interpreta (muito bem) o filho de Adele. Engano absoluto meu. A voz do narrador é de Tobey Maguire, esse ótimo ator de tantos bons filmes. O nome dele é o último a aparecer nos créditos iniciais (sim, o filme tem créditos iniciais, que o espectador pode ler tranquilamente, enquanto a câmara, em um carro, passa por uma bela paisagem rural e por uma cidadezinha pequena). Nome de ator de fama que é o último a aparecer nos créditos iniciais indica que é participação especial – e, de fato, Tobey Maguire só aparece em cena em duas ou três rápidas seqüências no final do filme. Mas sua voz está presente ao longo de toda a narrativa – e é um elemento fundamental do filme.

Jason Reitman confirma mais uma vez que é um realizador de talento. Filho de diretor – seu pai é Ivan Reitman, de Os Caça-Fantasmas –, nascido em Montreal em 1977 (dois anos, portanto, depois de Kate Winslet), o rapaz ainda não tropeçou sequer uma vez. Seus filmes anteriores são ótimos: Obrigado por Fumar (2005), Juno (2007), Amor Sem Escalas (2009). O mais fraco deles, Jovens Adultos (2011), é no mínimo regular.

Labor Day não teve prêmios. A indicação mais importante foi para Kate Winslet como melhor atriz no Globo de Ouro, mas ela não levou. Nem foi um grande sucesso de bilheteria: custou US$ 18 milhões, e rendeu US$ 19 milhões (um filme americano só se paga se render ao menos duas vezes o que custou).

Uma pena, porque é um belo filme.

LABOR DAY

Anotação em agosto de 2014

Refém da Paixão/Labor Day

De Jason Reitman, EUA, 2013

Com Kate Winslet (Adele), Josh Brolin (Frank), Gattlin Griffith (Henry), Tom Lipinski (Frank jovem), Maika Monroe (Mandy), Clark Gregg (Gerald), Brooke Smith (Evelyn)

e, em participações especiais, Tobey Maguire (Henry adulto) e J.K. Simmons (Mr. Jervis)

Roteiro Jason Reitman

Baseado no livro de Joyce Maynard

Fotografia Eric Steelberg

Música Rolfe Kent

Montagem Dana E. Glauberman

Produção Indian Paintbrush, Mr. Mudd, Right of Way Films, distribuição Paramount. DVD Paramount.

Cor, 111 min

***1/2

10 Comentários para “Refém da Paixão / Labor Day”

  1. Rapaz, como vc é bom hein… Já tô c/ uma listinha enorme de filme p/ ver, não vou ver nenhum no final das contas. Mas ler vc contá-los é ótimo, é dez. P/ mim um ou outro vinga. Me conta uma coisa: seu amigo Polanski deve ter 1 metro e 30 mais ou menos. Era (é?) bom de mulher, não é?

  2. Eu tinha assistido ao making of, e fiquei a fim de ver, mas acabei esquecendo. Só fui lembrar quando vi o texto sobre ele aqui (o que seria de mim sem esse site?). O filme é bom, mas não me conquistou, tem umas partes confusas, e é triste demais. Já gostei mais de drama.

    Achei a história confusa durante os flashbacks. E não gostei da relação que se fez do despertar da sexualidade no menino com a “amizade” da mãe dele e do Frank, dos dois “sensualizando” na frente dele, isso me incomodou (li uma crítica de alguém que não gostou do filme mas gostou disso. O mundo é mesmo composto, como dizia minha avó).

    A atuação de Gattlin Griffith é excelente, seu personagem dá um pouco de leveza ao drama (é incrível como no geral crianças e adolescentes que atuam em filmes têm ótimos desempenhos; devem passar por várias peneiras). Pela personalidade sensível e responsável de Henry, Tobey Maguire ficou muito bem no papel dele adulto, mesmo aparecendo pouquíssimo (li que ele entrou de última hora, mas não sei quem havia sido escalado antes). Não gosto da sua voz infantil, mas ela casou muito bem com a personalidade do menino e com a narração.

    Não sou chegada a amor bandido, e até o filme mostrar que o cara não era assim tão má pessoa (isso nunca fica totalmente claro, eu já havia criado antipatia pelo personagem. Mas um ponto super positivo é que ele sabia fazer de tudo, e deu uma geral na casa. E ainda sabia cozinhar super bem! Parafraseando a antiga propaganda daquele extinto banco, se o filme se passasse hoje, eu diria que ele é um homem que faz! Nisso ele me lembrou meu pai, que também fez de tudo enquanto pôde, desde tarefas domésticas até consertar qualquer coisa estragada.

    Outra coisa que me incomodou e meio que me fez achar que o filme perdeu a força, foi o motivo pelo qual Adele ficou doente. Eu esperava uma super tragédia, mas a razão não me pareceu forte o suficiente para o tipo de pânico que ela tinha. É um fato super pesado, não estou fazendo pouco caso, só acho que não fez tanto sentido (por ser um filme ultra dramático).

    SPOILER:

    Se tivessem levado pro lado de que a atual mulher do ex-marido dela engravidou logo de cara, acredito que faria mais sentido, e ficaria mais forte. E só agora escrevendo aqui, me ocorreu que as tragédias de ambos eram parecidas, mas por motivos diferentes. É um dramaço mesmo!

    Gostei de ver Brooke Smith num papel pequeno e bem diferente do que costumava fazer na série Grey’s Anatomy.

    A ambientação dos anos 80 ficou mais parecendo anos 70…

    Kate Winslet é mesmo uma atriz excelente, certamente uma das melhores de sua geração, e parece ter apreço por personagens dramáticas e sofredoras.

  3. Eu deveria usar aquele meme do elevador e dizer: “Eu tenho medo do MESMO”. Acabei utilizando-o em excesso no meu comentário anterior, e quase que em seguida. Preciso de um revisor! [ou de mais vocabulário!]
    Em minha defesa vou sempre culpar o adiantado das horas, e o meu sono, que não anda bom.

  4. Que lindo filme! Sensível, suave, ao mesmo tempo triste e forte. Um amor tão inesperado que dá vontade de viver uma estória assim. Amei!! Tenho indicado esse site a vários amigos que como eu gostam de filmes / seriados. Sempre que vou ver algum passo por aqui pra ver se vc já viu e o que escreveu sobre ele. Parabéns Sergio pelo site!

  5. Olá Sérgio,
    Assisti nesse final de semana esse filme, pois estava em uma lista infinita de bons filmes da Netflix (só o priorizei porque sairia de cartaz no dia 01/07/2019).
    Lendo sua resenha, me senti representado, pois achei exatamente tudo o que escreveu aqui, ainda mais do Jason Reitman que continuo esperando novos filmes para vislumbrar seus trabalhos.
    É um filme que lembra bastante outro bom filme, Lembranças de um Verão (2001) com Anthony Hopkins, na maneira que o garoto quando adulto relembra algo que marcou sua adolescência profundamente.
    Acredito muito que o personagem do Josh Brolin deveria pagar por aquilo que fez, (spoiler) mesmo que tenha sido um acidente, acho que o erro da justiça foi ter colocado como assassino e ter lhe dado uma pena muito dura. Alguns erros não podem nunca justificar os erros anteriores de outros e ele pagou caro por isso.
    Concordo contigo sobre Kate Winslet é uma atriz excepcional e tem escolhido muito bem seus projetos.
    Agora vou voltar a lista infinita de filmes e logo mais retorno para ler uma resenha sua de algum filme que assistimos.
    Abraços

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *