2.000!

zzzzzzzzmarynovoO 50 Anos de Filmes chega ao post 2.000.

Cerca de 2.000 filmes comentados!

Cerca de – porque há alguns posts que não são comentários sobre filmes. Uns poucos, é verdade. Há, por exemplo, uma longa pensata sobre a relação de amor e ódio entre os Estados Unidos e a Europa (e entre os cinemas americanos e europeus, claro); outra longa pensata sobre os filmes que lutam contra o racismo e o xenofobia; um texto com grandes tabelas comparando os títulos originais de filmes com títulos dados a eles no Brasil e em Portugal; uma gigantesca tabela com as datas de nascimento de realizadores e atores.

Mas, com exceção desses poucos, todos os posts são comentários sobre filmes. Como alguns falam de mais de um filme, temos então que o 50 Anos de Filmes tem comentários sobre cerca de 2.000 obras.

Alguns posts são pequeninos – anotações que fiz para mim mesmo após ver os filmes, muito, muito antes de imaginar a possibilidade de ter um site. Alguns são gigantescos, chegando a 300 linhas, uma completa loucura quando todos sabemos que ninguém lê texto maior do que 20 linhas na internet.

2.000 posts, 2.000 filmes comentados, em um site que surgiu em julho de 2008, exatos cinco anos atrás.

Em julho agora, o 50 Anos de Filmes completa cinco anos. Cinco anos são 1.825 dias. 2.000 posts dá mais de um filme por dia!

Nada mal. Nada mal, de jeito nenhum.

Claro, é pouco.

O Movie Guide de Leonard Maltin tem mais de 17.000 filmes. O Cinéguide francês tem 18.000. O Guide des Films de Jean Tulard, em 3 volumes, mais de 3.300 páginas, tem mais de 15.000. Claro que não quero me equiparar a esses doutos autores – só pego os números para fazer uma pequena comparação.

2.000 filmes é bastante – mas também é pouco.

Verdade que esses guias são coisa profissional, enquanto eu sou apenas um amador. E esses guias são escritos por diversos autores; Maltin tem uma equipe de 12 pessoas; o Guide de Tulard tem 41 colaboradores.

Então, um site que reúne comentários pessoais, escritos por uma única pessoa (com exceção de uns cinco posts que encomendei a caríssimos amigos), é algo que vale a pena comemorar, celebrar.

Como tudo na vida, pode ser visto de (ao menos) duas maneiras. Exatamente como o copo d’água meio cheio, meio vazio.

Nada mal, de jeito nenhum.

Ou então: é pouco. E tem mais furo que queijo suíço.

zzzzzz2000-2

Como assim, não tem Blade Runner? A Aventura A Noite O Eclipse? Oito e Meio? Fanny e Alexander?

Pois é: não tem. Não tem A Noviça Rebelde, West Side Story, O Resgate do Soldado Ryan, O Bebê de Rosemary, Acossado, Tropa de Elite, Os Fuzis, São Paulo Sociedade Anônima, O Caso dos Irmãos Naves.

Não tem Cidadão Kane! Não tem um único Eisenstein, um único Griffith!

Não tem Nós que Nos Amávamos Tanto nem Bye, Bye Brasil, dois

dos filmes que mais amei tanto na vida.

Não tem sequer Jules e Jim, o grande clássico de Truffaut que enfeita o alto de todas as páginas do site!

Pensando bem.. Eta sitezinho chinfrim, siô!

Mas gosto dele assim mesmo. Tem me divertido faz cinco anos e 2.000 filmes.

E, já que estou comemorando, aproveito para agradecer (porque é preciso agradecer a eles sempre) a Mary, a Fernanda e ao Carlos, sem os quais o 50 Anos não existiria.

Junho de 2013

As ilustrações brincalhonas são de autoria da Mary.

12 Comentários para “2.000!”

  1. Parabéns pelos 2000! tem que comemorar sim e não é nada mal, mesmo! Penso que a gente tem que sempre se orgulhar das nossas obras! Quem sabe vc ainda comenta esses filmes que citou… Gostei muito de conhecer seu site e pretendo continuar acompanhando seus comentários ( e me orientando para escolher o que ver)

  2. Muitos parabéns caríssimo Sérgio!
    É um prazer ler e reler as suas crónicas, graças a si vi alguns belos filmes que de outro modo nunca veria.

  3. Assim como fiz no ano passado , já ía te parabenizar pelo quinto ano de vida do ” 50 Anos de Filmes “.
    Foi uma bela surpresa , antes de fazer isso, encontrar este texto sôbre esta data.
    Parabéns Sergio,parabéns “50 Anos de Filmes”.
    Com o disse a Patricia , Sergio , tens que comemorar, sim. Temos que nos orgulhar de nossas obras. Comemore e ” bebemore “. Logo mais à noite, brinde com a Mary,a Fernanda e o Carlos. Voces merecem.
    Também como disse a Patricia, com certeza um dia irás comentar os filmes citados.
    Ali, existem seis que vi e tenho opiniões guardadas.Um dia quando postares teus textos sôbre eles, coloco-as lá.
    Da mesma forma que o José Luis , também vi muitos filmes graças à voce,via ” 50 anos “.
    Eu disse uma vez e repito: agora, em 2013, vai fazer dois anos que acompanho este site, e tenho um prazer enorme em participar dele.
    Parabéns Sergio, comemore, comemore muito.
    Um abraço !!

  4. Parabéns, Sérgio, pelos seus 2.000 posts. Parabéns pelo “50 Anos de Cinema”. Saiba que assim como você não tem preguiça para escrever, eu não tenho preguiça para ler. E só aqui entre nós, eu estou morrendo de inveja. Abraços.

  5. Parabéns, Sérgio! Para mim 2000 posts é muita coisa.

    Sei que não perguntou, mas se fosse para você escrever sobre os filmes que citou, eu votaria em Fanny e Alexander, A Noviça Rebelde, O Bebê de Rosemary, Acossado e Tropa de Elite. E ainda acrescentaria Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol (não são “crássicos”, mas eu adoro. hohoho)

    O 50 Anos de Filmes é o melhor site de filmes do Brasil, quiçá da América do Sul! Referência para todo mundo que gosta de cinema, seja muito ou pouco.

    Vida longa a todos os envolvidos. =D

    Abraços.

  6. Patrícia, José Luís, Ivan, André, Maria Teresa, Jussara, muitíssimo obrigado pelas mensagens, pelo carinho e pela gentileza.
    Talvez a melhor coisa deste site tenha sido o fato de que, através dele, conheci belas pessoas, fiz novas amizades.
    Muitíssimo obrigado.
    Sérgio

  7. Ae!!!!!!! Parabéns, Sérgio! Sempre quando eu vejo um filme no cine, torço pra vc escrever o texto logo!!!! Abraços!

  8. Então está explicado porque nunca encontrei nas pesquisas dentro desse site “Jules e Jim”…
    Parabéns. Acho que quando a gente faz um trabalho desses, mesmo divertindo-se no processo – doutra forma nem valeria a pena – acabamos nos cobrando um pouco. É natural. É da natureza humana.
    Mas que está bacana, está. Parabéns, de novo, e com certeza!

  9. Parabéns, Sérgio. Você juntou a quantidade com a qualidade. Seus textos nos indicam o que há de melhor – e pior – nesta maravilha que é o cinema, sempre de maneira exata.

    Que venham mais 2.000!

    Abs.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *