O Preço da Coragem / A Mighty Heart


Nota: ★★½☆

Anotação em 2008: Este filme é a reconstituição – aparentemente a mais fiel possível – do drama da jornalista Mariane Pearl, cujo marido, Daniel Pearl, que trabalhava para o Wall Street Journal, foi seqüestrado por terroristas no Paquistão pouco depois de setembro de 2001.

 O roteiro se baseia no livro que a jornalista escreveu relatando a sua própria história – os vários dias de pavor e as tentativas de achar o marido.  

 Daniel Pearl era chefe do escritório do Wall Street Journal para o Sul da Ásia; em janeiro de 2002, ele e a mulher viajaram até o Paquistão, onde ele pretendia fazer algumas entrevistas antes de viajar de volta para os Estados Unidos. Mariane estava grávida. Daniel se despediu dela dizendo que talvez chegasse um pouco tarde para o jantar – e aí desapareceu. Mariane pediu a ajuda do jornal, das autoridades americanas e paquistanesas. Formou-se uma imensa força tarefa para tentar localizar Daniel.

Angelina Jolie está correta no papel de Mariane, assim como tudo no filme é correto, competente. O diretor inglês Michael Winterbottom faz filmes dos mais variados gêneros – de adaptação de clássico da literatura inglesa (Paixão Proibida/Jude, de 1996) a quase western (Riqueza Roubada/The Claim, de 2000), passando por ficção científica (Código 46/Code 46, de 2003) e dramas abordando fatos reais recentíssimos (Bem-Vindos a Sarajevo/Welcome to Sarajevo, de 1997, e Caminho para Guantánamo/The Road to Guantanamo, de 2006).

O Preço da Coragem/A Mighty Heart

De Michael Winterbottom, EUA-Inglaterra, 2007.

Com Angelina Jolie, Dan Futterman, Archie Panjabi

Roteiro John Orloff

Baseado no livro de Mariane Pearl A Mighty Heart: The Brave Life and Death of My Husband Danny Pearl

Podução Paramount. Estreou em São Paulo 2/11/2007.

Cor, 108 min

**1/2

Título em Portugal: Um Coração Poderoso

3 Comentários

  1. José Luís
    Postado em 18 julho 2011 às 4:55 pm | Permalink

    Já vi o filme há algum tempo e deixou-me indiferente, não é mau mas também não encontrei nada de especial que o recomende.
    Vê-se e pronto.

  2. Sérgio Vaz
    Postado em 18 julho 2011 às 5:13 pm | Permalink

    É exatamente o que eu achei, José Luís. Concordamos perfeitamente desta vez.
    Um abraço!
    Sérgio

  3. Ivan
    Postado em 19 setembro 2013 às 9:22 am | Permalink

    Assisti ontém. Sem levar em conta a atuação da Angelina que está muito bem, concordo com voces dois , é um bom filme mas facilmente esquecível.
    Assisti “Paixão Proibida/Jude” e , nele voce cita “Almas Gêmeas” e “Razão eSensibilidade”.
    Estes sim , tres ótimos filmes que assisti e os tenho na lembrança até , hoje.
    A Kate Winslet é tudo isso que voce diz , Sergio, e muito mais ainda.
    Um abraço !!

4 Trackbacks

  1. […] Um Bom Ano/A Good Year, de Ridley Scott, Nunca é Tarde para Amar/I Could Never Be Your Woman, O Preço da Coragem/The Mighty Heart, de Michael Winterbottom. Por causa de seu rosto moreno de indiana, acaba só tendo oportunidades […]

  2. Por 50 Anos de Filmes » Salt em 4 julho 2011 às 2:02 pm

    […] fez O Procurado. Tá certo que entre uma imbecilidade e outra até que encontrou tempo para fazer O Preço da Coragem e, sobretudo, A Troca, de Clint […]

  3. […] em 2011: O Assassino em Mim, do inglês de fôlego de gato Michael Winterbottom, é um filme estiloso, bem feitíssimo, com uma magnífica direção de arte, uma esplendorosa […]

  4. Por 50 Anos de Filmes » A Troca / Changeling em 1 agosto 2017 às 3:52 pm

    […] casa ampla, simpática, sem ostentação, mas confortável. É a casa onde vivem Christine Collins (Angelina Jolie) e seu único filho, Walter (Gattlin Griffith), de nove […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*