Morte no Funeral / Death at a Funeral


Nota: ★★★☆

Anotação em 2008: Embora dirigida por um inglês que fez carreira em Hollywood, Frank Oz, esta aqui é uma típica e boa comédia inglesa, que não poderia se passar em nenhum outro lugar do mundo.

Tudo, mas absolutamente tudo que não deveria acontecer num funeral distinto, de pessoas educadas, acontece no dia do enterro do patriarca de uma família para lá de disfuncional.

É escandalosamente engraçado, sem vergonha do estilo escrachado, quase pastelão – mas consegue ser pastelão e ao mesmo tempo inteligente.

O elenco – todo brilhante – não tem muito astro conhecido aqui, pelo menos. Eu só lembro bem de Jane Asher, que aqui faz a viúva do patriarca, e mesmo assim pelo fato de ela ter sido namorada do jovem Paul McCartney no início dos anos 60 (embora, vejo agora no IMDB, ela tenha uma sólida carreira de atriz). Mas todo mundo é perfeito, como sempre, ou quase sempre, no cinema inglês. 

O diretor Frank Oz – que faz a voz do Yoda nas duas trilogias Guerra nas Estrelas/Star Wars – gosta de temas relacionados a homossexualismo. Ele havia feito Será Que Ele É?/In & Out, em 1997, em que um professor que está para se casar (o bom e versátil Kevin Kline) de repente começa a questionar sua sexualidade. Aqui ele volta ao assunto, em situações de fazer o espectador rachar de rir.

Adendo em 8/2010: Vejo agora que os americanos, na sua eterna mania de refilmar filmes estrangeiros, refilmaram em 2010 também este aqui, embora ele seja bom, recente e falado em inglês. A refilmagem tem vários atores negros, num elenco liderado pelo comediante Chris Rock. A direção é de Neil LaBute.

Morte no Funeral/Death at a Funeral

De Frank Oz, EUA-Inglaterra-Alemanha-Holanda, 2007.

Com Matthew Macfadyen, Andy Nyman, Jane Asher, Rupert Graves, Daisy Donovan

Argumento e roteiro Dean Craig

Produção Sidney Kimmel Entertainment. Estreou em São Paulo 5/10/2007.

Cor, 90 min.

***

Um comentário para “Morte no Funeral / Death at a Funeral”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *