A Fera no Coração ou Segredos do Coração / La Bestia nel Cuore


Nota: ★★★½

Anotação em 2008: Duas constatações claras, depois de ver o filme duas vezes, uma em maio, outra em agosto. A primeira: Cristina Comencini, nascida em Roma, em 1956, filha do veteraníssimo Luigi (1916-2007), é uma das grandes revelações de jovens cineastas nesta primeira década de século e milênio.

A segunda: essa moça Giovanna Mezzogiorno, também romana, nascida em 1974, só um ano antes de Fernanda, é uma das grandes revelações de jovens atrizes das últimas décadas. É linda, lindíssima, a pele claríssima como uma folha de papel novo, como a lua cheia na mezzanotte sem estrela alguma, os olhos verdes claros brilhantes – e tem muito talento.

A expressão de seu rosto luminosamente belo ao ouvir do irmão a história trágica de sua infância tenra, quando o filme já se aproxima do final, consegue transmitir como ninguém toda a tristeza imensa do mundo.

Bem no início do filme, a personagem de Giovanna, Sabina, diz para sua amiga de infância Emilia (Stefania Rocca) que não se lembra nada da época em que era criança. Emilia diz a ela que é comum as pessoas não se lembrarem das coisas que as fazem sofrer.

Já nesta seqüência do encontro das duas, uma das primeiras do filme, o espectador fica sabendo que Emilia, que é cega, é apaixonada por Sabina. A diretora mostra isso de uma maneira simples, delicada e bela: Sabina levanta-se da cadeira, aproxima-se da cadeira em que Emilia está sentada e as duas se beijam na boca; corte suave, e vemos que Sabina na verdade está sentada na poltrona onde estava, e está olhando para o relógio; precisa ir embora. A imagem do beijo que acabamos de ver não era real, era o desejo de Emília.

Sabina – já tínhamos visto numa seqüência anterior – trabalha como dubladora de filmes; é competente no que faz, mas saberemos mais tarde que na verdade ela gostaria mesmo é de ser atriz, como seu marido, Franco (Alesio Boni), que trabalha no teatro e acaba de receber um convite para trabalhar numa série de TV; como outros personagens do cinema italiano, Franco acha TV uma coisa menor, mas o salário oferecido é muito alto.

Sabina e Franco se dão bem, são carinhosos um com o outro, mas Sabina – vamos percebendo isso em pequenos sinais – não está feliz. Tem uma leve angústia a perseguindo, e tem pesadelos recorrentes sobre a infância da qual não se lembra quando está acordada.

Sabina quer ver o único irmão, Daniele (Luigi Lo Cascio), que vive nos Estados Unidos, onde está casado com uma americana, tem dois filhos e dá aula numa universidade. Antes de viajar, ela toma o cuidado de pedir para sua chefe no estúdio de dublagem, Maria (Angela Finocchiaro), que faça visitas a Emilia, para não deixá-la ainda mais solitária. Maria acaba de se separar do marido, que a trocou por uma garotinha de 20 e poucos anos, colega de escola da filha do casal. Fará as visitas pedidas pela amiga. Enquanto Sabina está nos Estados Unidos, Emilia vai seduzir Maria.

É lá, na visita ao irmão, depois de contar a ele (antes de contar para o marido) que está grávida, que Sabina finalmente ouvirá dele o relato trágico sobre a infância que ela afastou do consciente e empurrou para os pesadelos.

O filme estreou no Festival de Veneza e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; ao todo, teve nove prêmios e 12 outras indicações. Tem um site oficial em inglês: http://donttellfilm.com/. Foi lançado no mercado de língua inglesa com esse título, Don’t Tell – mas também com o título que é a tradução literal do italiano, The Beast in the Heart. No Brasil, foi exibido na TV paga como A Fera no Coração, mas lançado em vídeo como Segredos do Coração.

Cristina Comencini primeiro escreveu essa história sensível e dolorosa como um romance. O roteiro foi feito por ela e mais três mulheres, seguindo uma tradição do cinema italiano de ter os roteiros feitos por muitas mãos. 

Cristina fez 12 filmes, entre 1989 e 2008. Antes deste aqui, de 2005, ela havia feito em 2002 O Mais Belo Dia de Nossas Vidas/Il Più Bel Giorno della Mia Vita, também  delicado e sensível, também sobre vida em família, pequenas tragédias e frustrações das relações familiares, também escrito por ela, e também com o ator Luigi Lo Cascio.

A Fera no Coração ou Segredos do Coração/La Bestia nel Cuore

De Cristina Comencini, Itália-Inglaterra-Espanha, 2005

Com Giovanna Mezzogiorno, Alessio Boni, Stefania Rocca, Angela Finocchiaro, Luigi Lo Cascio

Roteiro Giulia Calenda, Cristina Comencini e Francesca Marciano

Baseado em novela de Cristina Comencini

Música Franco Piersanti

Cor, 120 min

***1/2

Um comentário para “A Fera no Coração ou Segredos do Coração / La Bestia nel Cuore”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *