Warm Springs


Nota: ★★½☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Uma boa surpresa, essa cinebiografia de Franklin D. Roosevelt feita para a TV (e muito premiada). Ela pega o trecho da vida dele entre o ataque da pólio que o deixou paralítico e a volta à política, pouco antes de sua primeira eleição para a presidência dos Estados Unidos, em 1933.

Warm Springs, que dá o título do filme, é o nome do hotel simples e decadante do interior miserável da Georgia, com uma piscina de água mineral que ajuda no tratamento da paralisia. Roosevelt ouviu falar dele e resolveu passar uma temporada lá; embora não tenha se curado, o tratamento com a água mineral o ajudou muito. Com seu empreendedorismo, transformou o hotel em ruínas num bem administrado centro de tratamento de pólio. Foi o período menos divulgado para o mundo da vida do estadista que seria eleito quatro vezes consecutivas para a presidência. 

Kenneth Brannagh está bem como sempre no papel de Roosevelt, mas Cynthia Nixon, uma das atrizes do seriado Sex and the City como Eleonor Roosevelt, é a grande surpresa.

O filme, produzido pela competentíssima HBO, teve 29 indicações para prêmios e ganhou oito.

Warm Springs

De Joseph Sargent, EUA, 2005.

Com Kenneth Brannagh, Cynthia Nixon, David Paymer, Tim Blake Nelson, Kathy Bates

Roteiro Margaret Nagle

Cor, 120 min.

Um comentário para “Warm Springs”

  1. É uma brilhante história de perseverança em acreditar em suas capacidades além dos limites impostos pela vida.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *