Uma Vida Nova / The Beautiful Country


Nota: ★★★☆

Anotação em 2007: O belo país do título original – o espectador só terá certeza no fim – não é os Estados Unidos, e sim o Vietnã. E a ironia que vai nisso é violenta. Um filme duríssimo, extremamente barra pesada.

É a história, a trágica epopéia de um filho (Damien Nguyen) de mulher vietnamita com soldado americano, que é rejeitado pela familia e pelos compatriotas exatamente por ser filho do inimigo. A ação começa em 1990, se não me engano, quando ele acaba sendo expulso da casa no interior e vai para Saigon à procura da mãe; de lá vira um dos milhares de boat-people que tentam deixar o Sudoeste da Ásia em busca de melhores condições de vida.

Vai parar em um campo de refugiados na Malásia, onde conhece uma jovem fugida do Norte da China que sobrevive na prostituição (Ling Bai); juntos, enfrentam o pesadelo de uma viagem até os Estados Unidos em um cargueiro que faz lembrar os navios negreiros de séculos atrás.

Depois de um tempo em Nova York trabalhando quase como escravo, ele vai até o Texas, onde finalmente encontra o pai, deixado cego pela guerra (Nick Nolte).

O ator principal, Damien Nguyen, é um brilho; tudo no filme é extremamente bem feito. Esse diretor Hans Petter Moland é norueguês e, segundo o iMDB, já ganhou 22 prêmios.

Uma Vida Nova/The Beautiful Country

De Hans Petter Moland, Noruega-EUA, 2004.

Com Damien Nguyen, Ling Bai, Nick Nolte

Roteiro Sabina Murray

Argumento Sabina Murray e Lingard Jarvey

Cor, 128 min.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *