Poder Além da Vida / Peaceful Warrior


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Há tantas tribos nos Estados Unidos que a rigor muitas delas ninguém precisaria conhecer. Mas, como são tribos do Grande Império, acabam virando tema de filme.

Curtis Hanson, de Los Angeles Cidade Proibida/L.A. Confidential, por exemplo, pegaria em 2007 a tribo dos jogadores de um certo tipo de pôquer para focalizar em um filme, Bem-Vindo ao Jogo/Lucky You, que acabaria merecendo uma canção original de Dylan.

Esta aqui é a história – baseada em fatos reais – de um jovem ginasta que, após sofrer um acidente grave, consegue voltar a competir, com sucesso, depois de encontrar um guru muito doido (Nick Nolte), uma espécie de Yoda, que consegue fazer mágica a partir de uma grande concentração mental.

O ginasta chama-se Dan Millman, e o filme se baseia no livro  autobiográfico que ele escreveu, contando sua experiência impressionante, de garotão cabeça oca, orgulhoso, vaidoso, cheio de si e de menininhas pra comer, a desiludido quase inválido – e dali para um duro aprendizado espiritual que o devolveu à vida e às competições. 

Esse diretor Victor Salva, um californiano que começou a mexer com cinema aos 12 anos de idade, era especializado, antes deste filme aqui, em terror para adolescentes. Interessante ter partido do terror para fazer um filme com lição positiva de vida.

É o tipo do filme que fará mal ao estômago de cínicos e descrentes de uma maneira geral. Não é aconselhável também para o povo papo-cabeça que torce o narizinho diante dos “filminhos americanos”. Para os demais, é um filme que pode mostrar um mundo desconhecido.

Poder Além da Vida/Peaceful Warrior

De Victor Salva, EUA-Alemanha, 2006.

Com Scott Mechlowicz, Nick Nolte, Amy Smart

Roteiro Kevin Bernhardt

Baseado no livro de Dan Millman

Produção DEJ

Cor, 120 min.

**

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *