Obrigado Por Fumar / Thank You For Smoking


Nota: ★★★½

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Um dos filmes mais inteligentes que já vi nos últimos muitos anos. Inteligente, safado, anticonvencional, antipoliticamente-correto, engraçadíssimo.

 Aaron Eckhart, um ator em alta nesta primeira década do novo século, faz o papel de Nick Naylor, porta-voz e lobbista da indústria de tabaco americana. Quem acha que seu trabalho é ruim, duro, deveria se consolar com Nick Naylor: não há coisa mais difícil a se fazer, nestes nossos tempos, do que defender o cigarro. E o cara é competente pra burro, é bom de serviço. 

Nick Naylor tem dois grandes amigos, com quem volta e meia se encontra num restaurante para trocar figurinhas, contar casos, ouvir histórias: Polly Bailey (Maria Bello, essa atriz muito interessante), lobbista da indústria de bebidas, e Bobby Jay Bliss (o impagável J.K.Simmons, cuja cara, pura e simples, já é engraçada), porta-voz da indústria de armas. Eles sempre discutem entre si qual dos seus patrões mata mais gente.  

Uma das tarefas que os donos da indústria do tabaco dão ao pobre Nick Naylor é tentar negociar em Hollywood um acordo para que os grandes estúdios façam filmes que de alguma maneira defendam o hábito de fumar. É absolutamente hilariante.

Como são também hilariantes os diálogos entre Nick e seu filho a respeito do emprego do pai: como se justificar moralmente para o filho. O fato é que todo o texto do filme é engraçadíssimo, ferino. Um brilho. Uma frase de Nick para si mesmo: “Pouca gente neste planeta sabe o que é ser tão desprezado. Mas dá para culpar as pessoas? Eu ganho a vida defendendo uma organização que mata 1.200 pessoas por dia. Uma dúzia de centenas de pessoas. Estamos falando de dois Jumbos carregados de homens, mulheres e crianças. Quer dizer, houve Átila, Genghis Khan e eu.” 

Esse diretor Jason Reitman é filho do Ivan Reitman, que fez Os Caça-Fantasmas/Ghostbusters, de 1984, e Perigosamente Juntos/Legal Eagles, de 1986. É bem jovem – nasceu em 1977 -, e foi o diretor de Juno, o filme sobre gravidez na adolescência, com a extraordinária Ellen Page, que tem sido elogiadíssimo.

 Obrigado por Fumar/Thank You For Smoking

De Jason Reitman, EUA, 2006.

Com Aaron Eckhart, Cameron Bright, J.K.Simmons, Maria Bello, Robert Duvall, William H. Macy, Katie Holmes

Roteiro Jason Reitman

Baseado no livro de Christopher Buckley

Cor, 92 min.  

5 Comentários para “Obrigado Por Fumar / Thank You For Smoking”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *