O Último Rei da Escócia / The Last King of Scotland


Nota: ★★★☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Um belo, forte e triste retrato do horror e da brutalidade do regime sangrento de Idi Amin Dada, o ditador de Uganda que virou sinônimo da barbárie, dos desmandos, dos absurdos que líderes tribais que assumem o poder à força impõem às populações africanas.

A história é contada do ponto de vista de Nicholas Garrigan, um jovem médico escocês que estava em Uganda quando Amim assumiu o poder. (Amin governou entre 1971 e 1979.) Os dois se tornaram íntimos quando Amin ainda parecia um líder bem intencionado, que pretendia modernizar o país e melhorar as condições de vida do povo. Cada vez mais, no entanto, à medida em que o governo vai se tornando  mais brutal, desumano, e terrivelmente corrupto, Nicholas vai percebendo que está num pesadelo do que dificilmente conseguirá acordar.

O jovem médico é interpretado por James McAvoy, um jovem ator em ascensão fulminante; no ano seguinte, 2007, ele faria o papel masculino central de Reparação/Atonement.

Forest Whitaker, esse ator fenomenal, que já se aventurou como diretor em filmes sensíveis (Falando de Amor/Waiting to Exhale, de 1995, Quando o Amor Acontece/Hope Floats, de 1998), tem o papel da sua vida na pele do ditador. Ganhou o Oscar e o Globo de Ouro por sua interpretação impressionante, e o filme teve 33 outros prêmios e 21 indicações.

A trilha sonora do filme, de Alex Heffs, é extraordinária. E ainda traz um brinde extra – uma gravação excepcional de Me and Bobby McGee, a canção mais conhecida do veterano ator, cantor, compositor e ativista pelas causas liberais Kris Kristofferson; a música ganhou toques africanos, tropicais, e é cantada num inglês com sotaque forte e saborosíssimo por uma moça chamada Angela Kalule

Sim: “o último rei da Escócia” foi um título que o ditador, com seu estranho senso de humor, deu para si mesmo.

O Último Rei da Escócia/The Last King of Scotland

De Kevin Macdonald, Inglaterra, 2006.

Com James McAvoy, Forest Whithaker, Gillian Anderson

Roteiro Peter Morgan e Jeremy Brock

Baseado no livro de Giles Foden

Música Alex Heffes

Produção DNA Films

Cor, 121 min.

***

10 Comentários para “O Último Rei da Escócia / The Last King of Scotland”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *